RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2017 - Horário 16:56

Guia prático de como preparar uma noite de fondue perfeita
Estilo de Vida / Em dias frios, não tem nada mais gostoso que reunir os amigos e preparar uma noite de fondue de queijo. Uma ótima desculpa para reunir a família ou até quem sabe ter aquela noite romântica em casal.

Pensando nisso montamos um guia prático sobre o fondue. Descubra como surgiu esse prato suíço e porque todo mundo gosta. E aprenda também a preparar uma noite bem gostosa de fondue tanto para apreciar com pessoas especiais.

Como surgiu o fondue?

A palavra fondue tem origem francesa que vem da palavra fundido ou derretido. O prato surgiu de maneira rudimentar na Suíça em plena Segunda Guerra Mundial. Devido às batalhas e do inverno rigoroso, a população ficava impossibilitadas de buscar mantimentos nas cidades.

Os restos de queijo eram aproveitados, já que a grande parte dos produtores de leite da região, fabricavam queijos em grandes quantidades. E a assim acabou surgindo uma comida quente, saborosa e nutritiva para suportar o frio.

Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Primeiro porque na década de 50, o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, em Nova York começou a servir como um de seus pratos. E pra complementar, ele criou a fondue de chocolate, para servir como sobremesa.

E outro fato que acabou tornando a fondue uma comida mais sofisticada é devido ao preço elevado dos ingredientes, como o caso dos queijos gouda, queijo gorgonzola, emental e gruyére e queijo provolone.

Preparando uma noite de fondue.

Hoje em dia existe uma enorme variedade de restaurantes de fondue. Mas muita gente opta por fazer uma noite de fondue em casa. Afinal, preparar um fondue de queijo caseiro é mais fácil do que aparenta.

A base é feita de queijos muçarela, prato, provolone, e gorgonzola, ou se você proferir é facilmente encontrado fondue de queijo pronto nos supermercados.

Para começar a preparar sua noite de fondue, você vai precisar de um caquelon (recipiente onde se serve o fondue). De preferência esmaltado, cerâmica ou alumínio revestido de teflon.

As panelas feitas desses materiais além de oferecerem uma boa condução do calor, evitam que o queijo grude no fundo do recipiente. Existem três tipos de aparelhos de fondue: Os tradicionais com rechaud, os tradicionais e os de vela, que servem apenas para chocolate ou queijo.

Na hora de servir, a sua mesa deve conter talheres de sobremesa, prato de sobremesa A ideia é criar um ambiente mais intimista e aconchegante.
Para acompanhar, os vinhos são a melhor pedida.

O vinho branco e o tinto harmonizam muito bem com o fondue de queijo. Afinal a combinação do queijo com vinho é clássica quando se trata de gastronomia.

Gostou do nosso guia prático para preparar uma noite de fondue? Não acesse seu supermercado online e garanta todos os ingredientes para tornar essa noite especial.
Website: http://www.mambo.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.