RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2017 - Horário 18:15

Empresas saem da crise com estratégias de vendas online
Negócio / Onde há criatividade, não há crise - é assim que muitos especialistas enxergam o mercado brasileiro atualmente. E essa percepção não se dá por acaso. Apesar do desemprego maciço, o Brasil é um dos países que mais crescem em termos de empreendedorismo.

Apenas no ano de 2015, a porcentagem de brasileiros que se descreveram como empreendedores foi de 39,3%, cerca de 4 a cada 10 pessoas. Os dados são da pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e financiada pelo Sebrae, que revelou como o empreendedorismo cresceu na última década - já que em 2002 a taxa era de apenas 20,9%.

Somado a esse espírito engajado do brasileiro, outro fator importante tem se destacado por aqui para movimentar a economia. O relatório SpendingPulse, da Mastercard, indicou um crescimento das vendas online em 36,2% no primeiro trimestre de 2017 na comparação a 2016.

E o mesmo acontece na área de serviços. Os clientes utilizam cada vez mais as plataformas de busca para encontrarem soluções diversas - desde a locação de salas de escritório até serviços para casa.
Essa migração para os meios online é um movimento em ascensão que deve persistir nas próximas décadas, mas especialistas advertem: não basta ter um site e marcar presença nas redes sociais para vencer no mercado competitivo. É preciso dar um passo além.

Marketing como aliado nas redes

As empresas têm apostado fortemente nas estratégias de vendas online para alavancar o alcance e os números favoráveis mesmo em tempos de crise.

Como destacam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-IBGE), realizada em 2016, metade dos brasileiros acessaram à internet em casa durante o ano de 2014 – ou seja, cerca de 95 milhões de pessoas conectadas à rede. Uma ótima oportunidade para os empreendedores conquistarem um público significativo.

Nesse sentido, os empreendedores apostam no desenvolvimento de estratégias digitais que considerem o percurso e os objetivos na rede. "Na mesma medida em que a internet apresenta um universo inteiro de informações, saber filtrá-las e utilizá-las para aumentar as vendas exige um olhar apurado", destaca Viviane Casanova, fundadora da VendaOn .

Especializada em planos de marketing digital, a VendaOn preza pela otimização na entrega de resultados a curto prazo, justamente para auxiliar os empreendedores a superarem momentos de crise. "Com uma estratégia de marketing reduzida, focada no comportamento do consumidor na internet, inbound marketing, anúncios e segmentação, é possível perceber os resultados em um curto período", observa a fundadora da VendaOn.

O movimento do marketing digital surgiu em meio a grandes companhias americanas, especialmente junto àquelas do Vale do Silício, na Califórnia. Com a ascensão do Facebook e dos mecanismos de busca – especialmente o Google – tornou-se praticamente impensável que uma empresa bem-sucedida não tenha um plano digital eficaz.

Um case de sucesso

Simone Simiões é uma das empreendedoras que logo viu o grande nicho para o mercado de serviços na internet. Entretanto, os primeiros momentos de sua empresa Lokal Office na rede não foram tão simples como o esperado.

Sem uma agência para desenvolver um plano de marketing eficiente, Simone e o irmão criaram um site e colocaram anúncios no Google Adwords - mas os clientes para o negócio de locação de salas por hora simplesmente não foram impactados.

Com a inspiração no business americano, a VendaOn desenvolveu 6 etapas de ação para a Lokal Office - de Inquérito Inicial até a Otimização de Processos – em uma estratégia de marketing digital de resultados

Nesse percurso, estratégias de buscas por palavra-chave, links patrocinados, otimização de SEO e criação de páginas de oferta impulsionaram o alcance do negócio de Simone. Em pouco tempo surgiram os resultados. Mensalmente, as locações da Lokal Office cresceram cerca de 500% - um aumento que tirou os empreendedores do sufoco e os inseriu, definitivamente, no mercado digital.

Nesse contexto, é possível perceber que o empreendedor brasileiro já tem uma habilidade nata de pensar em ideias criativas para sair da crise. Mas precisa – hoje mais do que nunca - de um suporte adequado do marketing digital para se manter em um mercado competitivo.

Sobre o VendaOn: Agência de Marketing Digital especializada em marketing e vendas online, com foco em resultados reais para os clientes.
Contato: (11) 3042-9083 | contato@vendaon.com.br

Para conhecer e acompanhar a agência:
https://vendaon.com.br/
https://www.facebook.com/vendaonoficial/

Website: https://vendaon.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.