RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2017 - Horário 18:20

Saber se vender: o segredo do sucesso em uma entrevista de emprego
Emprego / Sair-se bem em uma entrevista de emprego envolve uma série de cuidados: desde saber desenvolver um bom currículo até saber se vender no momento da entrevista na empresa. Aliás, você pode ter um currículo que mostre todo o seu conhecimento – mas sem saber se vender na entrevista, suas chances de sucesso diminuem consideravelmente.

Essa situação é muito parecida com um anúncio publicitário: essa é a sua chance de se vender para o empregador, mostrando que você é a solução que ele busca.

Isso significa que a forma como você se posiciona, vendendo sua marca pessoal para o entrevistador já é um grande teste do seu desempenho na função.

Por isso listamos a seguir nove comportamentos e atitudes para mostrar a você como saber se vender em processos seletivos:

0) Saiba desenvolver um "folder" currículo eficaz

O primeiro passo para se sair bem em uma entrevista de emprego é contar com um bom currículo, que seja conciso e direto sobre suas habilidades e experiências.

O Suporte à Transição de Carreira / Recolocação pode ser muito útil nessa tarefa: através dele você receberá uma consultoria para a criação e elaboração (ou validação). E vai aprender como praticar o processo seletivo, observando as melhores práticas do mercado.

1) Venda a sua marca

Empregadores estão à procura de profissionais comprometidos, que conhecem e trabalham dentro de suas missões e valores – assim como uma empresa. Por isso faça uma autoanálise, conheça seus potenciais e as habilidades que pode desenvolver.

Nesse momento o Assessment – Avaliação de Perfil, pode ajudá-lo. Busque ferramentas e consultorias que possam proporcionar esse aumento de autoconhecimento.

2) Conheça o seu público

É fundamental chegar a uma entrevista conhecendo a empresa, a indústria e a pessoa que está entrevistando você.
Use o LinkedIn e outras redes sociais como suporte: descubra seus pontos de atenção, conheça seus valores e o que pode entusiasmá-la durante o processo.

Aproveite esse momento também para checar se a empresa oferece o que você busca – não é apenas a empresa que deve querê-lo: você também precisa se identificar com ela.

3) Esteja pronto para falar sobre seu currículo

Seu currículo e carta de apresentação são um breve esboço para parte de sua entrevista.

Afinal, um currículo tem que ser objetivo e você pode aproveitar justamente a entrevista de emprego para detalhar o que for pedido, ampliando as chances de apresentar o seu potencial no approach pessoal.

4) Atente-se à comunicação não-verbal

Você pode dizer muito sem emitir uma palavra, usando apenas sua postura e suas expressões faciais. Por isso fique atento a sua forma de se apresentar na empresa desde o momento em que chega à recepção: sorriso no rosto, educação, comprometimento com horários e saiba o nome da pessoa que irá lhe entrevistar, área e local.

Lembre que você está no momento de se vender: como em um produto, precisa estar com boa aparência. Dedique-se também à sua apresentação pessoal: cuide bem do cabelo, barba, unhas, roupas e maquiagens discretas, cuidado especial com a higiene pessoal – tudo que ajude a causar uma excelente primeira impressão.

Tenha também o cuidado de manter contato visual ao responder às perguntas do entrevistador e seja objetivo ao responder o que foi pedido.

5) Mostre-se como uma solução

As empresas abrem processos seletivos porque têm problemas a resolver: marketing ineficaz, produtividade baixa, falta de processos.

A dica aqui é saber se vender como solução identificando os problemas sugeridos no anúncio de emprego ou no histórico da empresa, caso não haja um anúncio. Dê exemplos de resultados alcançados em empresas anteriores.

6) Não fale apenas: mostre

Ilustre suas competências com casos de sua carreira. Uma coisa é você dizer que é colaborativo, outra é contar como você foi parte integrante da conclusão de um grande projeto que foi bem-sucedido.

7) Crie conexões com a empresa

Busque pontos semelhantes entre você e a empresa: hábitos, valores, forças e crenças que mostrem que você entende as necessidades da empresa – e saberá como saber se vender em cada uma dessas questões.

8) Mantenha a positividade

Evite fazer queixas sobre antigos empregadores: isso gera a sensação de que você é uma pessoa difícil de lidar ou até mesmo desleal. Por mais que você não tenha saído de sua última posição no melhor cenário, prefira transformar seu discurso em uma história positiva.

Então ao invés de dizer "meu gerente era um incompetente e eu fazia tudo sozinho", diga "assumi muitos desafios novos, que me prepararam para novas oportunidades".

9) Seja um storyteller

Ser um bom contador de histórias não é um talento restrito a entreter crianças. Saiba usar essa habilidade para fazer uma apresentação poderosa, animada, entusiasmada e, acima de tudo, autêntica para seu entrevistador.
Website: http://www.jjabrasil.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.