RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2017 - Horário 18:31

A importância do marketing de experiência para as empresas
Negócio / Ao longo dos últimos dez anos, as relações entre empresas e clientes foi se modificando de forma cada vez mais acelerada e drástica.
Essas constantes mudanças têm um impacto muito significativo no marketing, uma vez que essa área se responsabiliza pela comunicação entre uma marca e seu público.

Os hábitos de consumo atuais ocasionaram o surgimento de uma nova estratégia: o marketing de experiência. Ela pode trazer uma série de benefícios no que diz respeito à imagem da organização e seu relacionamento com o público.

O consumidor atual procura muito mais do que produtos de qualidade e preços justos. Em um mercado cheio de opções variadas, o que realmente torna um cliente fiel a uma marca são os fatores emocionais e a memória afetiva.

É nisso que o marketing de experiência se apoia, em promover experiências marcantes que geram respostas emocionais positivas. O engajamento e fidelização do público dependem de toda sua jornada de interação com a empresa.

O que muitos gestores ainda não sabem é que esse método pode auxiliar também na motivação e satisfação do público interno. Proporcionar boas experiências ao seu time de colaboradores pode reduzir os índices de turnover, tão prejudiciais ao negócio.
Vantagens da aplicação dessa metodologia

A novidade já conquistou espaço no mundo corporativo: desde pequenas empresas até companhias gigantes já apostaram no marketing de experiência.

Gerar senso de pertencimento e identificação do cliente/colaborador com a marca, por meio de sensações únicas e satisfatórias, faz com que a empresa consiga se diferenciar da concorrência e obter divulgação espontânea.

Sendo assim, a importância do marketing de experiência não se mede apenas em números. Mais do que isso, ela se reflete em vínculos duradouros com o seu público. Elevados índices de engajamento e fidelidade geram um bom retorno em longo prazo.

Outro ponto vantajoso é que essas ações não envolvem necessariamente um alto investimento. A criatividade e o planejamento são os principais ingredientes para um marketing de experiência bem-sucedido.

Graças à evolução tecnológica e o surgimento das mídias sociais, o consumidor de hoje em dia não é passivo. Ele opina, interage e dá feedbacks. Portanto, se tornou ainda mais importante proporcionar momentos inesquecíveis e despertar o lado emocional.

Ações de marketing de experiência conta com alguns cases memoráveis de empresas como por exemplo, a Coca-Cola, que em 2011 inaugurou um quiosque em Copacabana. Nele havia uma máquina com um botão. Quando pressionado, surgia um vídeo gravado pelo próprio criador do produto. A máquina se abria revelando uma Coca com exatos 3 graus e o cliente ainda ganhava um copo de brinde.

Em 2010, a Ikea, empresa sueca de móveis domésticos, decidiu comemorar 30 anos de uma estante campeã de vendas. Para isso, criou uma biblioteca a céu aberto, levando várias dessas estantes para uma praia australiana. Os clientes compravam os livros e o dinheiro arrecadado foi doado a uma instituição.

A importância do marketing de experiência nem sempre se mostra apenas em uma ação isolada. Ele pode ser incorporado no cotidiano da empresa. O melhor exemplo disso é a Apple, que se posiciona de maneira inovadora e oferece uma experiência de compra diferenciada. O resultado? Clientes fiéis e disseminadores da marca.

Diante do mercado atual, toda empresa deve ao menos considerar a integração do marketing de experiência em suas atividades. Vale lembrar que de apostar nessa novidade exige um alto nível de conhecimento sobre o perfil do público e da empresa.

A partir daí, é só soltar a criatividade! Planeje, explore, teste e, é claro, analise os resultados. Assim será possível compreender, na prática, a importância do marketing de experiência para o mundo dos negócios.

Se interessou pela estratégia? Em 2016 foi lançado o primeiro livro 100% dedicado ao marketing de experiência no Brasil chamado Experiencialize - Os 7 passos para transformar produtos e serviços em experiências. O autor, Manoel Carlos Junior, explica de modo simples e prático uma forma de diferenciação capaz de elevar o padrão de produtos e serviços, bem como mudar completamente a relação de empresas e seus clientes utilizando a emoção e as sensações como base dessa nova estratégia.

Leitura obrigatória para os empreendedores e gestores que desejam que suas marcas sejam percebidas como únicas e ganhem cada vez mais relevância junto aos seus clientes em um mercado cada vez mais complexo e competitivo.
Website: http://experiencialize.com.br
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