RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 10:14

A cada 650 crianças, uma nasce com fissura lábio palatina no Brasil
Arte e Entretenimento / As fissuras lábio palatinas são um desafio à medicina. Estima-se que no Brasil nasça uma em cada 650 crianças com a doença (dados da Organização Mundial da Saúde). A doença é muito mais comum do que se imagina. Quando não reparadas, as fissuras acarretam graves problemas, tanto físicos, quanto psicológicos, gerando isolamento social da criança inclusive por parte da família.

É nesse cenário que Joinville será sede, nos dias 22 e 23 de setembro, do "IX Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais". O evento, um dos mais importante na área, é uma realização da entidade sem fins lucrativos Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas – ABFLP.

Será realizado no Bourbon Joinville Business Hotel, reunindo convidados dos Estados Unidos, América Latina e Brasil, entre cirurgiões plásticos, odontólogos, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais da área da saúde envolvidos com o tratamento da criança portadora de fissura lábio palatina.

O que é
A malformação, popularmente conhecida como lábio leporino, resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato. Ocorre quando o bebê ainda está em desenvolvimento, no começo da gestação, entre a quarta e a décima semanas.

Fissuras podem ser identificadas a partir do terceiro mês por meio do exame com ultrassom. Acredita-se que a principal causa da fissura seja multifatorial. Uso de álcool e tabaco durante a gravidez, exposição à radiação também estão entre os fatores de risco.

Tratamento
A boa notícia é que as cirurgias de correção de fissuras são feitas gratuitamente. Mas os pais não podem perder tempo. A maioria das fendas pode ser reparada com cerca de três a cinco cirurgias, dependendo da fissura, para melhorar a capacidade da criança de comer, falar, ouvir e respirar.

O tratamento completo envolve o cirurgião plástico, geneticista, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, ortodontista, psicólogo e assistente social, entre outros profissionais de saúde. Tem duração de longo prazo e somente a atuação conjunta dessa equipe promoverá a reabilitação completa do paciente.

Sobre o evento
"Humanização – diferentes olhares e perspectivas", será o tema central do Congresso de Joinville. A compreensão da doença é de extrema relevância, de acordo com a comissão organizadora, porque cuidar do fissurado lábio palatino pressupõe cuidar de sua família, do ponto de vista biopsicossocial.

São pessoas que buscam, desesperadamente, pelo tratamento digno, eficaz, sem sequelas e cicatrizes aparentes, sem marcas que anulem a vontade de viver e de socializar. Crianças, nesse contexto, são as principais vítimas. Elas terão a sua fala alterada, caso não recebam o devido tratamento adequado em seu período correto. Sem o acompanhamento, serão vítimas da desinformação, que leva ao preconceito.

Ainda que pesem indicadores desfavoráveis, o Brasil se destaca no mundo como um país onde os resultados a longo prazo são os melhores dentro dos protocolos internacionais apresentados, de tratamento e pesquisa em fissuras lábio palatinas. O cirurgião plástico brasileiro é referência internacional não só na área estética, mas também na cirurgia reparadora da fissura lábio palatina, em estudos multidisciplinares capazes de reverter quadros graves que resultam em prejuízos no desenvolvimento da fala, da deglutição, da mastigação, do comprometimento estético e funcional como um todo.

A programação do Congresso de Joinville foi preparada para proporcionar um intercâmbio entre as diversas especialidades que tratam a fissura lábio palatina, cirurgia plástica, odontologia e fonoaudiologia entre outras, aliadas ao tratamento individual e personalizado, permita abrir portas, nas várias áreas do conhecimento, propiciando compreender detalhes fundamentais que fazem a diferença entre todos os conceitos de procedimentos, intervenções, condutas, manejos.

Serviço
Evento: "IX Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais"
Local: Bourbon Joinville Business Hotel
Datas: 22 e 23 de setembro
Realização: Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas – ABFLP
Programação social: apresentação de Dança Folclórica Alemã na abertura oficial






Website: http://abflp.org.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.