RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 16:59

Brasília pelo olhar sensível e atento de Larissa Dias
Arte e Entretenimento / A arquitetura brasiliense, tão discutida em todo o mundo, é também vivenciada na 26ª edição da mostra CASACOR Brasília. O olhar atento e sensível de Larissa Dias leva, para o maior espaço do evento, os traços, cores e formas da cidade que encanta e seduz de forma despretensiosa e certeira, assim como o projeto que marca a nona participação da profissional na relevante mostra. A madeira que envolve, o cinza que predomina e ainda a amplitude que hipnotiza fazem parte dessa proposta que traz uma forma única de ver e sentir a capital do País.

Para conquistar de vez o visitante, o Brasília Lounge, que é patrocinado pela Revista Caras, traz uma grande e impressionante maquete de Brasília. A ideia, que veio de uma empresa de painéis de propaganda na cidade, a Alumi, também patrocinadora, fez parte da exposição "Brasília – da utopia a Capital". Composta por painéis fotográficos obtidos por imagens de satélite em alta resolução, representando fielmente toda arquitetura e urbanismo, a obra é assinada pelos arquitetos Antônio José Pereira, Carlos Eduardo de Vasconcellos e Raphael Mourim Cabral, e apresenta, em uma área de 21×17km, as curvas do Plano Piloto, até o ano de 2010.

Com 320m², o ambiente conta, em sua essência, com a capacidade de "demostrar que os elementos brutos da construção podem ser utilizados em finalizações", possibilitando assim a conquista de um aspecto de vanguarda e industrial, duas tendências do segmento. "No espaço, paredes e teto foram chapiscados na cor de concreto, o piso é em cimento queimado, as tubulações elétricas ficaram aparentes em eletrodutos e, em uma das paredes, foi encrustada uma malha quadriculada de aço corten no chapisco", explica a arquiteta ao apontar as suas escolhas como uma forma viável de produzir um projeto sem ter altos custos.

"Aconchegante e agregador" são as características que definem a proposta, segundo a profissional, que destaca ainda a amplitude como "fator essencial em um espaço para receber". Produzido em estilo contemporâneo, o ambiente, o primeiro a ser construído no terceiro andar da mostra realizada pelo terceiro ano consecutivo na QI 9 do Lago Sul, conta também como peças autorais, como as diversas luminárias desenhadas pela profissional; com mobiliário de design assinado por nomes que se destacam na história da cidade, como Sérgio Rodrigues e Bernardo Figueiredo e uma composição de grandes vasos vietnamitas da Cássio Veiga Casa, que recebem com impacto.

Outros grandes nomes do design também são representados no espaço, que abriga peças de Jader Almeida e Marcos Ferreira, além de móveis da Artefacto, como o sofá Oscar, o sofá Argand, as poltronas Giorgio e a chaise Brasília. Para contrastar com desenho limpo e reto, as apostas são o sofá Sputnik, o banco pique e a poltrona Link, todos da Hill House. A composição tem ainda janelas em ripados de madeira da Talentus Esquadrias, alternativa encontrada para "camuflar janelas pequenas, criar desenhos mais limpos na arquitetura e permitir privacidade interna". A madeira, aliás, é presença marcante e preenche também os painéis instalados no teto e na parede do hall de entrada, para proporcionar uma melhor acústica, e os tablados piso, com tacos de madeira pinus instalados no formato de escama de peixe.

O projeto luminotécnico exclusivo e personalizado da Persoluce evidencia decorativos especiais e selecionados a dedo, como cestos de palha africanos da Artefacto, que levam cor ao ambiente e estão dispostos em mesas de centro de Limestone Griade, pedra calcárea natural que tem a aparência de concreto. O detalhe artístico também é exclusivo e pode ser conferido em grande foto de Brasília assinada por Clausem Bonifacio e, também, nas telas de Márcio Rapello, que produziu no último mês peças inéditas em homenagem ao artista Lúcio Fontana, pintor de Arte Povera, movimento artístico que se desenvolveu originalmente na segunda metade da década de 1960, na Itália.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.