RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 16:53

Solução promete aumentar o alcance da comunicação interna nas empresas
Tecnologia / Lidar com toda informação que circula diariamente nas organizações é um enorme desafio. Mesmo aquelas empresas onde já existe alguém ou uma área específica cuidando da comunicação, o fantasma da falta de alcance da comunicação ainda as assombra. Uma pesquisa realizada pela SocialBase e a Agência Ação Integrada com mais de 200 empresas brasileiras mostrou que 41% das grandes empresas pretendiam, ainda em 2017, aderir a um aplicativo para a comunicação interna, movidas principalmente pela necessidade de exorcizar esse fantasma.

"Cada pessoa carrega em si uma bagagem de experiências individuais. E percebemos que no meio corporativo o cenário se repete, mas soma-se ainda quesitos como a atividade exercida, cargo que ocupa etc. Por isso, elas se engajam mais na comunicação interna quando são tratadas com individualidade, por isso o segredo para aumentar o alcance da comunicação é segmentar muito bem o que é comunicado", explica Cintia Laport, especialista em comunicação interna.

Outra pesquisa, realizada pelos especialistas em comunicação com empregados Thatiana Cappellano, Viviane Mansi e Bruno Carramenha, a partir de questionários respondidos por 1194 pessoas de 19 Estados do país, apontou que 95,6% dos participantes utiliza aplicativo de comunicação instantânea gratuito no horário de trabalho, mas que ainda é baixo o uso para atividades da empresa, como discussões para tomadas de decisão. Ainda segundo os pesquisadores, a falta de monitoramento contínuo desses aplicativos faz com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes.

Manter uma taxa de adesão alta a uma ferramenta de comunicação sem que a empresa perca o controle do que é comunicado e a produtividade dos trabalhadores foi o desafio aceito por uma empresa de Florianópolis, a SocialBase. Pensando em resolver esses problemas, a SocialBase apostou no poder da tecnologia e desenvolveu uma solução que permite segmentar, gerenciar e mensurar a comunicação interna por meio de uma ferramenta com uma cara mais social, para atrair a atenção dos colaboradores.

Chamada de Comunicados Digitais, a ferramenta, que funciona no computador e no celular, traz novidades desenvolvidas com base na experiência de mais de cinco anos da empresa no mercado de comunicação interna e trabalhando com grandes e médias empresas. "Nossa ideia era que a ferramenta estivesse onde o colaborador está e recebesse as informações sempre que a empresa achasse necessário, e que o colaborador não sentisse o impacto de trocar seu aplicativo de comunicação instantânea gratuito por uma ferramenta nova, por isso ela funciona tanto no computador como no celular, em forma de aplicativo", explica Radamés Martini, CEO da SocialBase.

A ferramenta permite criar diversos murais de comunicados e inserir pessoas específicas em cada um deles para entregar somente as informações de interesse daquele grupo. Ainda é possível mencioná-las em um comunicado, aumentando as chances de elas consumirem a informação e postar comunicados em diversos formatos, como imagens e vídeos, para ser consumido tanto no computador como no celular. "Outro diferencial é que o software destaca os comunicados que os colaboradores ainda não visualizaram, e ele só some quando o colaborador o lê", destaca Jorge Gomes, diretor de Produto da SocialBase.

A pesquisa da SocialBase ainda mostrou que em mais de 51% das empresas é o RH a área responsável pela comunicação interna, e por isso havia o desafio de deixar a ferramenta simples para que o RH pudesse resolver o problema do alcance da comunicação e continuar focando em suas outras atividades estratégicas. "Resolvemos esse problema desenvolvendo uma solução de implementação e utilização simples, em que a área responsável pela comunicação não depende da área de TI e de configurações complexas", explica Gomes. "Além disso, diferente das soluções abertas e gratuitas no Comunicados Digitais a empresa tem total controle do que é comunicado, além da possibilidade de mensurar todas as ações de comunicação", complementa.

"O que geralmente mais consome o RH são as contratações constantes, retenção de talentos, além das atividades rotineiras de departamento pessoal, por isso uma ferramenta que permite segmentar para entregar as informações certas para as pessoas certas, de forma rápida e simples, nos dá a tranquilidade que a informação vai chegar a quem precisa e ser consumida sem muito esforço", explica Ana Lídia Bortoleto, coordenadora de RH da SocialBase. E continua: "com uma comunicação mais eficiente, a gente garante mais produtividade dos colaboradores, mais alinhamento com as estratégias da empresa, evita ruídos e ainda torna a empresa mais transparente e melhor para se trabalhar".

Conheça mais sobre a ferramenta em www.socialbase.com.br/comunicados-digitais.

Website: http://www.socialbase.com.br/comunicados-digitais?utm_campaign=comunicados-digitais&utm_medium=referral&utm_source=dino
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.