RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 11:21

Hotelaria incrementa o lucro com eventos, como casamentos e congressos
Arte e Entretenimento / Um dos ramos que mais lucra com eventos é a hotelaria. Além dos congressos e encontros de negócios, as festas de casamento são uma das maiores responsáveis por esse sucesso. Populares na Europa, Ásia e EUA, as cerimônias em hotéis e pousadas têm atraído olhares de noivos brasileiros.

Só em 2017, redes hoteleiras e operadoras de turismo apontam ter aumentado a demanda com eventos em mais de 100% em comparação com 2016. A maioria dos hotéis voltados para casamento já tem datas agendadas até o fim do ano que vem.

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e o Sebrae elaboraram uma pesquisa com empresas e constataram que, em 2013, empresas de pequeno porte faturaram R$ 209,2 bilhões com eventos. E os números têm aumentado a cada ano.

Outras pesquisas apontam ainda que 75% dos turistas de eventos se hospedam em hotéis ou pousadas especializados. Quando o casamento ou congresso acontece em um estabelecimento, é também muito mais favorável que seus participantes escolham o próprio local como estadia.

De acordo com Andreas Piekarz, CEO do site Organizando Eventos, os ramos de turismo e eventos andam sempre muito próximos um do outro. E isso tem tido consequências bem positivas para o mercado.

"Eventos como seminários, congressos, simpósios, feiras, reuniões internacionais, festivais e encontros culturais movimentam todo o setor de turismo quanto atinge pessoas que venham de outras cidades", afirma o empresário.


Preparação é essencial
Cada vez mais, os hotéis vêm se especializando em promover eventos de todos os portes. Os contratantes vão desde empresas e universidades até noivos e organizações sem fins lucrativos. Mas é preciso se preparar bastante para isso.

Como esses estabelecimentos costumam ter espaços maiores, acabam concentrando tudo ali, garantir mais praticidade ao financiar um encontro. Mas, dentro do catálogo do hotel, vale a pena já ter uma lista com empresas de recepção, operadoras de táxis e até agências de turismo.

Para expandir seus negócios nesse sentido, a rede de hotéis precisará reunir esforços e mostrar para seu possível contratante o motivo por que ele deverá fazer seu evento no seu espaço.

Demonstrar qualidade e atenção a cada tipo de público é essencial. Por exemplo, no caso de casamentos, pode ser interessante manter um ambiente mais romântico. Também vale a pena criar um cenário propício para que o grande dia do casal seja especial.

Pacotes personalizados
Nem todo evento é igual. Portanto, para que os hotéis sejam mais receptivos, uma boa ideia é oferecendo pacotes personalizados. Ou seja: vai preparar algo de acordo com o perfil e estilo de cada cliente.

Essa estratégia é algo que o empresário Andreas Piekarz dá como dica aos hotéis. "Além dos espaços para eventos o ramo hoteleiro pode também divulgar pacotes que contenham noite de núpcias, dia da noiva, ou lua de mel", recomenda.

É importante, nesse caso:

1) Ter pacotes mais compactos, de mini wedding, por exemplo, e outros mais completos;
2) Oferecer brindes como spa ou café da manhã;
3) Explicar exatamente a logística do local, como funciona o estacionamento, e cada um dos serviços oferecidos;
4) Focar na comodidade dos convidados;
5) Fazer com que noivos ou outros contratantes se sintam especiais.


Outros eventos sociais
Além dos casamentos, há ainda diversos outros eventos sociais que podem ser sediados em um hotel. Isso vai variar desde formaturas até nascimentos ou chá de fraldas.

Como aponta Andreas Piekarz, isso tudo movimenta o ramo de turismo com hospedagem e transporte dos convidados que moram em locais mais distantes. E os hotéis podem se aproveitar disso para oferecer esses serviços.

"Em um casamento quando um dos noivos (ou ambos) vem de outra cidade, a família toda se desloca para o evento. Nestes casos, é comum o casal providenciar um fretamento de ônibus pra ninguém ficar de fora", afirma o empresário.

Divulgação do trabalho é fundamental
Depois que a rede hoteleira já tiver todos os pacotes, condições e valores definidos, é preciso chegar ao seu público de alguma forma. E uma das maneiras mais práticas disso é com o portal Organizando Eventos .

O site conta com um amplo catálogo de empresas do ramo de eventos de norte a sul do país. Com isso, hotéis podem disponibilizar seus espaços para realização de eventos corporativos e sociais.

Basta oferecer no site quais são os serviços oferecidos do ramo de eventos. E os mais de 300 mil usuários do portal podem achar aquilo que procuram no hotel, especialmente se for uma proposta que se encaixe aos seus interesses.

Conheça mais: https://www.organizandoeventos.com.br/


Website: https://www.organizandoeventos.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.