RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 11:57

Aos 13 anos, jovem lança sua própria empresa e busca inspirar novos empreendedores
Negócio / Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), a grande maioria dos Brasileiros empreendedores, empreendem por necessidade, porém quando se trata de empreendedorismo por oportunidade esse número cai e foi o caso do jovem Davi Braga.

Em julho de 2014, há três anos, o jovem alagoano Davi Braga entrava em uma loja de produtos eletrônicos no centro de Maceió para comprar sua primeira TV. Nada de mais nessa história, não fosse um detalhe: à época, o garoto tinha apenas 13 anos e o pagamento foi feito com o dinheiro que juntou vendendo cupcakes em sociedade com sua irmã na escola por toda a cidade com a ajuda das redes sociais. Uma pesquisa do Conaje mostra que 62,8% dos jovens utilizam de sites e redes sociais como principais formas de conexão e divulgação com o mundo dos negócios. "Este dia eu nunca vou esquecer, marcou a minha vida. Ali, eu vi que era possível conquistar tudo o que eu quisesse baseado apenas em meu próprio esforço", explica o autor do livro "Empreender grande desde pequeno", que lançado esse ano pela editora Buzz.

O intervalo entre a compra daquela TV e os dias de hoje fez Davi amadurecer profissionalmente. Não é à toa que poucos anos depois ele iria criar sua própria startup de venda de material escolar online. Hoje seu foco vai além de fazer com que sua startup criada aos 13 anos tenha sucesso, ele busca incentivar pessoas, principalmente jovens, a seguirem o caminho do empreendedorismo. "Sempre tive o sonho de mudar o mundo e toda hora ouvia que isso era impossível, bem, tô percebendo que não é. Transmitir o empreendedorismo da maneira que eu acredito para as outras pessoas, como comportamento e atitude não tem preço! Com a minha história ganhando repercussão, tive a oportunidade de inspirar outras pessoas a construírem uma vida melhor. Empreender muda vidas. Isso, para mim, é maneira de mudar o mundo", avalia.

Com esta meta e um propósito muito bem definido, Davi passou a percorrer o Brasil – convidado por escolas, empresas e eventos – para realizar palestras, contando suas experiências. "Como ainda sou muito jovem, para não atrapalhar os estudos, meus pais deixam eu dar apenas duas palestras por mês: uma paga e a outra gratuita, estas últimas quase sempre para jovens de baixa renda, para incentivá-los a empreender sua vida e fazer acontecer, independente de qualquer coisa" e ele aproveita e ainda aponta, destacando que essa atividade traz para ele prazer, adrenalina e diversão. Além de tentar retornar para o mundo um pouco do que ele ganhou.

Em três anos, o jovem percorreu 17 estados brasileiros e já subiu em palcos inclusive de outros países falando para jovens, adultos, aspirantes a empreendedor, empreendedores. "Me apresentei em todas as regiões do país, fui para o Acre, Rondônia, São Paulo, Brasília Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Recentemente, fui para Colômbia levar um pouco da minha história e para mostrar que não existe idade para empreender e que qualquer um pode começar, independentemente da idade ", observa.
Editora Buzz aposta nesta história
Querendo alcançar ainda mais pessoa, e motivado pela sua vontade de impactar e influenciar positivamente outras pessoas, há cerca de um ano o jovem empreendedor começou a escrever o seu primeiro livro. Então logo a editora Buzz (já publicou nomes como Flávio Augusto, Anderson Cavalcante, Robinson Shiba) formalizasse o convite para que Davi integrasse o time que está nas prateleiras das principais livrarias do país.

De acordo com Davi, cada linha da publicação foi escrita por ele ao longo dos últimos doze meses. "A edição foi importante, porque me ajudou a organizar melhor os capítulos. A editora em conjunto com uma artista chamada Ana Karina Luna também preparou uma diagramação mais artística. Mas tudo passou pelo meu crivo e estou muito satisfeito com o resultado", comemora.

Criação empreendedora

"Inspiração vem dos outros, mas motivação é algo que parte de você". Com esta frase, Davi explica que ele já nasceu com essa atitude mas seus pais foram fonte de inspiração para fazer com que isso só crescesse cada vez mais dentro dele. "Desde que me entendo por gente, sempre fui perguntador, criativo, resolvedor de problemas. Meus pais me inspiraram a empreender através de uma educação empreendedora, onde eu nunca recebi mesada e através de incentivos foi recebendo a mentalidade de olhar para o mesmo lugar que todos e enxergar coisas diferentes. Meu pai me deixou desde cedo tomar as minhas próprias escolhas e fazer as minhas próprias decisões. Ser o protagonista e não vítima do meu próprio destino. Isso fez com que aquela semente empreendedora que já nasceu dentro de mim, germinasse, crescesse e se tornasse algo muito maior."

Seu pai, o investidor João Kepler, é entusiasta da educação empreendedora. Kepler lembra que, desde sua infância, sempre precisou se esforçar para ter as coisas. "Meu pai, avô do Davi, era muito firme nisso. Tento ser menos duro, mas mantenho a essência da criação", analisa, ressaltando que ele e a esposa criaram um "método" para estimular as crianças, valorizando a criatividade, a tomada de decisões, a responsabilidade pelos atos. "Alguns pais, preocupados com o futuro dos filhos em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, já me procuram para entender a ideia", ressalta Kepler, que no ano passado publicou o livro "Educando filhos para empreender".

O estilo de vida empreendedor, que João Kepler propõe em sua publicação, passa pela adequada divisão do tempo entre obrigações e lazer. Para ele, essa organização é a base da criação que adota. "Meus três filhos são jovens empreendedores. Mas eles levam uma vida normal para a idade, com tempo para estudar, brincar se relacionar", assegura.

Davi confirma o sucesso do modelo. Segundo ele, sua rotina é dividida em "três "Davis", o estudante, o empreendedor e aquele com tempo livre para fazer o que bem entender. "Quando estou em semana de provas, claro que o estudante ocupa a maior parte do dia. Quando estou tranquilo nos estudos, posso escolher o que vou dar prioridade", enfatiza, dizendo que gosta de, sair com os amigos, ler e escrever.

Serviço
Título: "Empreender grande, desde pequeno"
Autor: Davi Braga (Instagram: @davibraga)
Selo: Buzz Editora
Páginas: 158
Preço: R$ 29,90
Site: http://bit.ly/comprarlivrodavi


Website: http://bit.ly/comprarlivrodavi
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.