RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 17:16

Setor eletroeletrônico apresenta melhora nos resultados em julho de 2017
Tecnologia / A indústria eletroeletrônica pode comemorar mais uma vez, de acordo com a sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria elétrica e Eletrônica, os principais indicadores do setor eletroeletrônico apresentaram melhora no mês de julho de 2017 em comparação ao mês anterior. Segundo o levantamento, 54% das empresas indicaram crescimento nas vendas/encomendas, o maior percentual anotado desde fevereiro de 2014, quanto está índice marcava o crescimento de 61% das empresas entrevistas. O número de empresas do setor eletroeletrônico que apresentaram retração, chegou em julho ao 3º mês consecutivo de queda, o valor que em maio foi de 34%, caiu para 32% em junho e em julho atingiu os 31%. O estudo notou também a elevação no percentual de empresas que mostraram estabilidade, aumentando de 19% para 27%, nas duas últimas pesquisas.

Com aumento de vendas, redução da retração e maior estabilidade, outro índice que foi beneficiado foi o nível de emprego, o percentual de empresas que diminuíram o número de colaboradores foi reduzido de 19% no último mês para 15% em julho. Este número é mais uma vez positivo, por ser a primeira vez, nos últimos três anos, que ele se mantém dentro das expectativas. O cenário é ainda mais positivo quando é analisado que a porcentagem das empresas, que indicaram aumentos no quadro de funcionários, subiu de 10% para 15%. Conforme dados da Abinee, com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), o setor eletroeletrônico aumentou 284 vagas no mês de julho de 2017. Esse índice apresenta aumento depois de dois meses em queda, voltando a ser positivo como nos primeiros meses do ano. No resultado acumulado dos primeiros setes meses de 2017, setor eletroeletrônico teve um aumento de 2,1 mil postos de trabalho.

E os resultados positivos não param por aí, também foi registrado aumento de exportações durante o mês de julho, o número de empresas que expandiram suas vendas externas cresceu de 38% para 42% em relação ao mês anterior, a maior porcentagem registrada desde fevereiro de 2016, quando 48% das empresas apresentaram crescimento na exportação. De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC), as exportações de produtos eletroeletrônicos aumentaram 5,8% no mês de julho de 2017 em comparação ao mesmo mês no ano anterior, alcançando os US$ 456,6 milhões. Analisando as importações, observou-se crescimento de 16,0% no mês de julho de 2017 comparado a julho do ano anterior.

As expectativas do setor de eletroeletrônicos são positivas para os próximos meses, a maior parte dos entrevistados tem perspectivas de crescimento para o 3º trimestre e para o 2º semestre deste ano em relação aos mesmos períodos em 2016. Para o ano de 2017, 61% das empresas projetam crescimento, número menor que o anotado em junho (65%), porém maior que o de maio (56%). Ainda referente ao ano de 2017, 16% das empresas do setor eletroeletrônico esperam estabilidade em relação ao ano passado e 23% tem perspectiva de queda.

De acordo com a Contato Comp , empresa fabricante de contatos elétricos , com a recuperação econômica do país, mesmo que tímida, a tendência é que esses números se mantenham ou aumentem, além de que a confiança dos empresários do setor eletroeletrônico tende a aumentar em uma cenário político-econômico estabilizado.

Website: http://www.contatocomp.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.