RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 19:12

As estratégias de marketing para o novo mercado de Luxo
Negócio / Por: Rosângela Carvalho - URM Press

O que você responderia se alguém perguntasse o que é marketing? Ou ainda, se alguém perguntasse o que é luxo?

A maioria das pessoas acredita saber a resposta para essas duas perguntas, mas estão equivocadas. A grande maioria se confunde na hora de responder esses questionamentos. Para muitos, marketing é apenas venda e propaganda, enquanto luxo não passa de mais um sinônimo para gastos em coisas supérfluas.

Segundo Miguel Noronha Feyo, que há 35 anos está no mercado e já atuou em organizações como Philips Origin, Arthur D ' Little, Springer Carrier, Grupo Eberle e Interchange, possui uma vasta experiência no exterior, atuando como Diretor Geral em Portugal e Consultor Sênior de negócios na Espanha - "Marketing é muito mais do que propaganda. Trata-se de identificar as oportunidades e as ameaças, entender e atender os diversos públicos-alvo, calcular o valor dos segmentos de mercado, desenvolver o propósito da marca e como saber posicionar-se diante de seus clientes. O processo de marketing permite entender e conhecer em profundidade três coisas: O mercado em que você atua, os concorrentes que você tem e os clientes que você quer obter para a sua empresa. A palavra Marketing, em sua essência, quer dizer "o mercado em movimento" (Market = mercado + ing = que exprime ação). Monitorar continuamente esses movimentos é a matéria-prima para o desenvolvimento do plano de ação mercadológico".

Quando se trata de marketing para o mercado de luxo é preciso aplicar um conjunto de estratégias e ações totalmente diferentes – "O mercado de luxo pede, o que eu me atrevo a dizer que é o antimarketing, não adianta aplicar no mercado de luxo as mesmas estratégias para vender bens de conveniência" – explica Miguel.
Ao analisar esse cenário e perceber a falta de entendimento dos conceitos fundamentais e estratégicos que podem permitir ao mercado de marketing de luxo no Brasil maior crescimento, a URM – Roberto Miranda Educação Corporativa resolveu inovar mais uma vez, e lança o curso Mercado do Luxo: da Estratégia à Ação®
Ao contrário dos tradicionais cursos de marketing que tratam, principalmente, dos conceitos e estratégias voltadas para a indústria de produtos de massa, de bens de conveniência, o curso Mercado do Luxo: da Estratégia à Ação®, focará exclusivamente as estratégias e ações para o mercado de Luxo.

Miguel Feyo também fará parte do corpo docente, que conta com a participação de Valéria Brandini, antropóloga e comunicóloga expert em antropologia do luxo; Roberto Lira, diretor acadêmico da URM com mais de doze livros publicados e o reitor da instituição, Roberto Ávila Miranda.

O curso abordará a antropologia do luxo, o mercado do luxo, as tendências do mercado, o novo consumidor e as estratégias de marketing e de serviços para o mercado do luxo – O tema de abertura, "Antropologia do Luxo" mostra como e porque o crescimento cultural, social e econômico faz parte da natureza humana e porque como tal deve ser tratado. - "O aluno vai entender qual é o novo significado e o novo mercado do luxo e como orientar suas estratégias, como posicionar seus produtos e/ou serviços, e como desenvolver sua marca no mercado para, finalmente, partir para as ações que geram resultados e atingem os seus objetivos", – ressalta Miguel Noronha Feyo.

A proposta é capacitar os profissionais que atuam no mercado do luxo e que terão a oportunidade única de aprender com profissionais especialistas. Miguel Feyo afirma que o marketing do luxo, no Brasil, ainda é pouco estudado e, por isso, são raros os livros e artigos sobre o assunto – "Se você me perguntar: Miguel, qual livro sobre estratégia de marketing aplicado ao mercado do luxo brasileiro você me indica, eu diria que não há, ou que tem poucos. Já existem alguns de autores brasileiros sobre o Luxo, mas sobre estratégias e marketing aplicado ao mercado do luxo eu indico dois ou três livros de autores franceses que eu utilizo em minhas aulas".
Com a primeira turma agendada para iniciar dia 09 de outubro, o curso acontecerá em 14 encontros que serão divididos em duas noites por semana.

Pensando nas pessoas que não residem em São Paulo, a instituição já tem programada uma segunda turma será de imersão, cujo o curso acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de outubro (sexta a domingo), com uma carga horária total de 20 horas.

"É preciso mostrar para às empresas no Brasil que existem outros públicos, outras necessidades, outros desejos que podem ser maximizados como oportunidades de negócio para aceleração do crescimento das vendas e dos negócios. Os alunos desenvolverão parte do seu plano de negócios (business plan), construindo uma proposta de valor. Estarão aptos a definir sua promessa (o que prometem para os seus clientes), vão aprender também o que eles precisam para entregar essa promessa e qual é o plano de comunicação para que o público alvo deles conheça e entenda o propósito e posicionamento da sua marca. Tornar nossas empresas mais competitivas e geradoras de valor, esse é o grande objetivo do curso" – finaliza Miguel Noronha Feyo.




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