RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 15:08

Empreendedor cria marca em seu próprio quarto e conquista o mercado internacional
Negócio / Criar uma marca do zero e vê-la ganhar o mundo pode parecer um sonho impossível para alguns. Mas não para Arthur Coimbra, que sempre almejou ter seu próprio negócio e não mediu esforços para concretizar esse objetivo.

Embora os planos de empreender tenham sido adiados até o término da faculdade de administração, Arthur guardou consigo as idealizações e impulsos que, mais tarde, deram origem a Hardlife Brasil, marca especializada em moda de rua.

"Certo dia, eu estava "viajando" pelo Instagram como sempre faço e acabei entrando no perfil de uma marca gringa. Fiquei tão encantado com o conceito deles que visualizei mais de 4 mil fotos, uma por uma! Fui para casa com aquela ideia na cabeça e pensei: por que não criar a minha própria marca e o meu conceito?", conta Arthur.

Capital inicial foi o salário de recém-formado

Desde o insight no Instagram até a fabricação das primeiras peças, o empreendedor enfrentou diversos desafios. O primeiro passo foi registrar a marca e ir atrás de fornecedores que conseguissem desenvolver os produtos conforme ele havia idealizado. Depois de muita pesquisa, Arthur resolveu abrir mão da renda pessoal para confeccionar os primeiros bonés

"Peguei meu salário do mês para investir nos primeiros bonés, foram seis modelos com cinquenta peças de cada, que foram estocadas em meu próprio quarto. A maior parte foi distribuída entre amigos e familiares, e em troca pedi que me enviassem fotos usando. Criei o perfil da marca no Facebook e Instagram e publiquei as fotos. Com o passar dos dias recebi os primeiros comentários e pedidos de venda por WhatsApp. Mais dias se passaram e eu recebi uma solicitação de revenda por uma loja que levou praticamente o meu estoque inteiro" , relembra Arthur.

Do WhatsApp para o e-commerce

Os bonés texturizados e sofisticados logo se multiplicaram no quarto de Arthur, demonstrando o potencial da Hardlife para se tornar uma marca "best-seller". "Meus pais ficaram bem assustados com a entrada e saída das caixas. Eu nem conseguia mais enxergar aonde ficava a minha cama" .

Como alguns clientes tinham receio de efetuar a compra pelo WhatsApp, Arthur resolveu agilizar a criação de uma loja virtual para profissionalizar as vendas. Com a ajuda de uma empresa de tecnologia, o site foi ao ar em menos de um mês.

"Poucos meses depois de lançar o site, recebi um convite para vender os nossos produtos na Kanui e Dafiti. Com a marca nesses canais e as vendas acontecendo naturalmente, vi que já estava impossível continuar no meu quarto. Então, alugamos o nosso primeiro escritório no centro de Niterói, bem ao lado dos Correios, o que nos facilita na logística e rapidez".

Expansão da Hardlife para o mercado argentino

Com o lançamento de novos produtos como viseiras, relógios, chinelos, peças de vestuário e óculos de sol com proteção e garantia, a marca criada por Arthur Coimbra logo chamou a atenção do público jovem, principalmente dos praticantes de skate, downhill e lutas. Hoje a marca apoia e patrocina atletas, peças teatrais e eventos culturais, realizando parcerias focadas não apenas na publicidade, mas também no incentivo ao esporte e à arte.

Recentemente, a Hardlife fechou um contrato de representação na Argentina, expandindo sua rede de revenda que já inclui países como Andorra, Peru e França. Para os próximos anos, a marca pretende ampliar sua linha de produtos, lançando itens de decoração para casa e escritório, além de skates com uma pegada handmade, isto é, feito à mão artisticamente. "A ideia é permitir que novos artistas mostrem o seu trabalho nas próximas coleções", explica Arthur.

Para conhecer mais sobre a marca, acesse o site oficial: http://www.hardlifebrasil.com.br/

Website: http://www.hardlifebrasil.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.