SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 18:02
A inteligência e o universo do Branding em nova obra de Jaime Troiano
Negócio / Chega às livrarias do país, em setembro, o livro "Brandintelligence – Construindo marcas que fortalecem empresas e movimentam a economia", novo livro de Jaime Troiano, Presidente da TroianoBranding, pioneiro em gestão de Branding no país.
O livro é um lançamento da Editora Estação das Letras e Cores, com a edição de texto de Antoninho Rossini. Tem prefácio assinado por Flávio Rocha, Presidente da Riachuelo, e contribuições especiais de Walter Longo (Presidente do Grupo Abril), Cícero Penha (VP de Talentos Humanos do Grupo Algar) e Cecília Machado Russo (Diretora Geral da TroianoBranding).
Jaime Troiano tem participado de projetos de Branding e posicionamento de mercado de empresas como: Grupo Globo, Riachuelo, PepsiCo, Itaú, Libbs Farmacêutica, Porto Seguro, M.Dias Branco, Kibon, Sintel, Grupo Petrópolis, Instituto Avon, Rhodia – Grupo Solvay, Colégio Bandeirantes e outros. O novo livro reúne o conhecimento adquirido em mais de 30 anos de experiência na área, no Brasil e América Latina, e é um passo à frente em relação ao seu livro anterior, As Marcas no Divã. Em Brandintelligence, Jaime caminha mais pelo ambiente do Branding propriamente, suas ferramentas e em como identificar insights inspiradores para as marcas, de modo que elas tenham um impacto significativo na sociedade, mais do que no mercado.
"Em certo sentido, Branding é a continuação e a negação da Revolução Industrial. É a continuação por se tratar da forma suprema de relacionamento entre produção e consumo. Por outro lado, é a negação porque Branding é o princípio da desmaterialização da economia, onde cada vez operaremos mais com bits e menos com átomos, nas relações com os stakeholders das empresas. Na medida em que o valor das marcas representa uma fração substancial do valor econômico da empresa como um todo ou da sua capitalização de mercado, não há como ignorar a importância de uma gestão inteligente de marcas", diz. Em Brandintelligence, o leitor poderá ver o desenvolvimento de conceitos como esse.
"A história das empresas nos mercados caminhou de uma disputa entre produtos, para uma competição entre realidades simbólicas de suas marcas". É assim que Jaime explica a ruptura pela qual passa o jogo competitivo entre as empresas nas últimas décadas e que define o Branding como o instrumento de gestão potencialmente mais eficaz na construção de valor e de sustentabilidade na vida das organizações atualmente. Esta é uma das inúmeras lições contidas no novo livro.
Sobre Jaime Troiano
Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP, Jaime fundou e comanda há 24 anos a TroianoBranding, a primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Antes disso foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubicam, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos publicados e premiados sobre Branding e comportamento do consumidor no Brasil e exterior. É autor do livro As Marcas no Divã, uma análise de consumidores e criação de valor (Ed.Globo).
Nos últimos 24 anos, esteve sempre presente nas relações e projetos com um grupo muito grande clientes, brasileiros e internacionais, entre os quais: Grupo Algar, Bradesco Seguros, CBN, Companhia de Jesus, Directv, ESPM, Estadão, FEI, Globosat, GRAAC, Grupo Petrópolis, Itaú, J.Macêdo, Libbs, M. Dias Branco, Meio & Mensagem, Netshoes, O Globo, PepsiCo, Porto Seguro, Riachuelo, Sistema Verdes Mares, Rhodia-Grupo Solvay, Tecnisa, Tamboré Empreendimentos, Unilever, Ypê e muitos outros.
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