SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 17:20
Consultoria aumenta lucro de blindadora em 25%
Tecnologia / O Brasil é líder mundial na frota de automóveis blindados, com mais de 18,8 mil veículos montados só em 2016, segundo levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). A frota de blindados no país já supera os 180 mil veículos. Com o crescimento da violência urbana e do mercado dos carros blindados o segmento está cada vez mais competitivo, seja pela exigente fiscalização, seja pela tecnologia disponível e as empresas são obrigadas a inovar e manter os custos sob controle para se adequar ao mercado e ganhar espaço para ganhar novos clientes e mantê-los fiéis no processo de manutenção e pós-venda.
Uma estratégia frequente para os empresários do setor é a contratação de uma consultoria especializada. Esse serviço pode apontar desperdícios financeiros, procedimentos desnecessários ou efetuados de forma ineficiente e até irregularidades no processo de produção que podem prejudicar o negócio. Com recentes mudanças na legislação e regularização das blindadoras de veículos, a consultoria ajuda a empresa especializada a se adequar legalmente tanto na parte da documentação quanto no processo produtivo.
Para Leandro Bogalheira, fundador da Libertá Consultoria, que já atuou com diversas empresas do segmento, a melhor forma de cortar gastos nas blindadoras é reduzir custos na produção. "Precisa ser revisto para que seja eficiente, reduzindo o tempo e melhorando a produtividade uma vez que esse processo produtivo envolve uma parte especializada de mão-de-obra como uma fábrica de automóveis", explica.
Baseado no livro "Estratégia Competitiva" do Professor de Harvard Michael Eugene Porter, Leandro escolheu e aplicou técnicas para estabelecer um planejamento ofensivo e gerar melhores resultados para duas blindadoras, optando por estratégias distintas, de Custo e Diferenciação. "O custo está no material usado de alta tecnologia, processo de importação e aplicação desses produtos e ao mesmo tempo um cronograma que requer ajustes melhorando o tempo que o veículo é preparado é isso resultará em um prazo menor, aumentando a margem ou diminuindo a participação do custo fixo", complementa.
A primeira é focada na eficiência e maximização do volume de produção, além do controle da distribuição da renda publicitária por canais, pesquisa e assistência técnica. No fim do trimestre, a blindadora que usou a estratégia sugerida pela Libertá chegou a uma lucratividade na faixa de 15%.
A empresa registrou, também, aumento no faturamento na ordem de 22% e uma melhora na estruturação tributária, redução e controle do custo fixo e variável.
"A estratégia de Diferenciação, por sua vez, investe na imagem da marca, nos canais de distribuição, pesquisa, capacitação dos funcionários, pesquisa de mercado e assistência técnica". A solução fez o ticket médio de venda do cliente da Libertá, aumentar em média 18,73% e atingir o ápice de 24,63%, em apenas seis meses de processos mais enxutos.
Neste caso, a Libertá desenvolveu um sistema de gestão (ERP) que organiza todas os setores e procedimentos, desde cadastro e pagamento de funcionários, até formato de vendas, fluxo financeiro e toda a cadeia operacional. A ferramenta funciona de forma personalizada de acordo com usuário de cada setor, que cadastra especificações do serviço e o sistema é capaz de "acompanhar" todo o processo gerando relatórios instantâneos para a gestão e facilitando a tomada de decisões estratégicas ao longo do processo. "Essas informações ficam gravadas para futuro acesso, dessa forma é possível não só o gestor, como o funcionário, consiga mapear o trabalho que foi realizado", finaliza.
De acordo com Leandro, o sistema aplicado com sucesso em vários clientes do setor trouxe praticidade ao cotidiano empresarial. "É uma ferramenta que mistura todo o processo de blindagem com a habilidade de gestão de uma consultoria, totalmente focado na otimização dos processos e controles, bem como maior lucratividade", explica.
Na prática, a consultoria em um dos clientes do ramo fez o resultado saltar de um prejuízo acumulado de -4% para 25% de lucro líquido. O planejamento tributário gerou uma economia de pelo menos R$ 600 mil por ano, além de outras melhorias e controles (contábeis e gerenciais) antes desperdiçada em insumos que integravam um estoque, que uma vez ajustado, torna-se desnecessário. "O Just in time se aplica a várias realidades do processo industrial e a boa gestão indica uma integração de fornecedores ao processo como um todo melhorando, a médio prazo, a lucratividade e a saúde do negócio", finaliza Leandro Bogalheira.