RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 13:57

Empresa europeia lista seis características disruptivas da virtualização e emulação de legados
Tecnologia / A emulação e a virtualização de hardware legado são apresentadas como tecnologias disruptivas, capazes de oferecer inúmeros benefícios às empresas. A Stromasys, pioneira em soluções de emulação de servidores legados de multiplataformas corporativas, listou seis itens que mostram a importância dessas tecnologias para as companhias e, também, para o meio ambiente.

1. Modernização dos sistemas legados sem interromper o trabalho e sem ter que passar por um processo de reestruturação, em qualquer tipo de organização;

2. Diminuição de custos por meio da redução de até 85% do espaço físico e até 90% dos gastos de consumo de energia e dissipação de calor;

3. Aumento da produtividade, uma vez que estes sistemas modernos têm melhor performance;

4. Incorporação de esquemas de alta disponibilidade e capacidade de responder rapidamente às necessidades dos clientes;

5. Os sistemas herdados - que, no passado, eram isolados - tornam-se parte do ecossistema e da transformação digital da empresa;

6. Ao fazer parte do ecossistema, os processos manuais antigos podem ser automatizados.

Em relação ao meio ambiente, Robert Ruiz, diretor geral da Stromasys para América Latina e Caribe, lembra que os sistemas legados, projetados entre os anos de 1977 e 2006, não possuíam as características de fabricação verde, uma vez que esta não era uma preocupação naquele momento. "Esses sistemas antigos são pouco eficientes em termos de consumo de energia e dissipação de calor, ocupam muito espaço físico e são dedicados a processos específicos. Atualmente, há uma maior conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente e isso é claramente visto no setor de tecnologia", explica.

Ruiz afirma que é possível, portanto, virtualizar sistemas legados para obter sistemas modernos que ocupam uma fração do espaço físico ou até substituí-los por máquina virtual no ambiente de TI das empresas, com maior eficiência no consumo de energia e dissipação de calor, custo menor e operação mais eficiente. O executivo cita como exemplo o caso da WorkflowOne, empresa que, em pouco tempo, obteve todos esses benefícios.

Caso de Sucesso

A WorkflowOne tornou-se uma das maiores cadeias de logística e de abastecimento na América do Norte em 2005. Naquela época, a empresa precisava adotar uma solução para reduzir os custos de manutenção, aumentar a velocidade e o desempenho do hardware existente. A companhia, então, implementou o software CHARON-VAX, da Stromasys, e virtualizou facilmente todo o seu cluster VAX.

Após a implementação da solução, o consumo de energia da empresa foi drasticamente reduzido de 9.360 W para 600 W. A dissipação de calor caiu de 31.937 BTU/h para 2.038 BTU/h. O espaço também deixou de ser um problema, já que os 4,5 m² originais necessários para abrigar o equipamento foram reduzidos para quatro unidades de rack de 23 cm².

A economia nas taxas anuais de manutenção foi suficiente para cobrir o custo da licença CHARON-VAX, do novo hardware e dos serviços de instalação. A empresa deixou de pagar mais de US $ 100.000 em custos de manutenção por ano para arcar com menos de US $ 10.000 por ano.

Sobre a Stromasys
A Stromasys é pioneira em soluções de emulação de servidores legados de multiplataformas corporativas, fornecendo infraestrutura moderna para aplicações legadas em execução nos servidores PDP-11, Digital VAX e Alpha, HP 3000 e SPARC. Fundada em 1998 e com sede em Genebra, na Suíça, a empresa tem escritórios de vendas e laboratórios de engenharia, desenvolvimento e pesquisa localizados em todo o mundo. A Stromasys implementou soluções de virtualização multiplataforma para empresas líderes mundiais em mais de 50 países.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.