RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 16:11

Belém é puro sabor de brasilidade no Cidades Criativas da Unesco
Arte e Entretenimento / O Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, foi palco de um dos maiores eventos de gastronomia já realizados na cidade, com a abertura na noite desta terça-feira, 7, do Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), evento internacional que pela primeira vez é realizado no continente americano.

O encontro gastronômico que está sendo realizado tem confirmada a participação de 16 representantes da Unesco vindos da China, Líbano, Colômbia, Estados Unidos, Suécia, México, Coréia do Sul, Irã, Itália, Espanha e Turquia. Quinze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estarão presentes.
"Fazer parte da Rede das Cidades Criativas da Unesco integra Belém a uma comunidade internacional em uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e de negócios", destaca João Cláudio Klautau, coordenador do Comitê Cidades Criativas da Unesco.

O Encontro busca impulsionar toda a cadeia produtiva do setor gastronômico, desde os pequenos produtores de insumos orgânicos, as indústrias processadoras e exportadoras de alimentos, até chegar às mesas de bares, restaurantes e hotéis, além de ser um grande apelo pela preservação dos recursos naturais da Amazônia.
"Um evento desta grandiosidade e inédito nas Américas coloca Belém na vitrine do mundo. Reunir especialistas internacionais aqui para pensar caminhos de estimular o setor da culinária fortalece o setor, atrai turismo e estimula a qualificação do mercado, para que a gente produza com mais qualidade, atenda ainda melhor e compreenda nossos pontos fortes no mercado estrangeiro", pontua Klautau.

Neste sentido, o encontro integra uma ampla rede de chefs paraenses que participarão do Circuito Gastronômico Cidade Criativa. Mais de 30 restaurantes de Belém irão oferecer pratos exclusivos, criados para o evento, que valorizam ingredientes locais.
"Temos uma joia rara, uma pérola, e precisamos nos apropriar disso, porque é nosso, é nossa história, senão virão outras pessoas e se apropriarão", destaca Fábio Sicilia, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel).

Para o chef do restaurante Famiglia Sicília, o evento marca a oportunidade de o Pará ser reconhecido mundialmente pela sua gastronomia e fortalecer seu mercado.
"Teremos a oportunidade de entender como os olhares e os paladares estrangeiros percebem nossa culinária, e como podemos "vender" melhor, qual formato é mais atraente, e nos qualificarmos para atender a todos os públicos, aquele que prefere uma versão mais "inovadora" dos pratos, e aquele que prefere a versão mais "tradicional"", diz Sicília.

Realizado pela Prefeitura de Belém com apoio do Governo do Estado, a imersão culinária e cultural contempla uma diversificada programação, que levará a comitiva da Unesco para conhecer a produção ribeirinha de alimentos, apresentará a pluralidade de cheiros e sabores do Ver-o-Peso, a cultura indígena e a riqueza musical do Pará.

A abertura do Encontro das Cidades Criativas da Unesco foi realizada no Palácio Antônio Lemos, terça-feira, dia 7 de novembro, com shows e danças regionais.

Na quarta, 8, a comitiva seguiu de barco até a ilha do Combu, onde conheceu a cadeira produtiva da mandioca e do cacau, além da cultura dos índios Tembé e Kayapó. No Ver-o-Rio, povos indígenas apresentaram suas danças, artesanato e pintura.

O encontro prossegue hoje e termina no próximo sábado com uma grande festa.


Website: http://www.grunase.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.