TERÇA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 15:36
Pesquisa inédita divulgada pelo Idis revela que cultura de doação permanece forte
Negócio / Mais de dois terços dos brasileiros doaram dinheiro para ações sociais no ano passado (68%), tanto para organizações sociais, como para igrejas ou organizações religiosas, e o valor médio doado nos últimos 12 meses foi de R$250.
Esses dados fazem parte do Country Giving Report Brasil, estudo feito pela Charities Aid Foundation, instituição com sede no Reino Unido e que no Brasil é representada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o IDIS.
Fazer com que se sintam bem é a razão mais comum para os brasileiros explicarem porque doam dinheiro (51%). Preocupação com a causa (41%) e a crença de que todos devem ajudar a resolver os problemas sociais (40%) vêm em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Ter mais dinheiro é o que tornaria os brasileiros mais propensos a doar dinheiro, tempo ou bens nos próximos 12 meses, com seis em cada dez dando essa resposta (59%).
A pesquisa feita pela CAF entrevistou 1.313 brasileiros adultos, entre julho e agosto de 2017, maiores de 18 anos, em cidades e com acesso à internet.
A amostra foi ponderada em termos de gênero, idade e renda. A forma mais comum de doação no Brasil é a doação em dinheiro diretamente para a organização social (37%). Na sequência aparecem compra de mercadoria (28%) e bilhetes de rifa (28%).
"Essa pesquisa é muito importante porque nos permite acompanhar a evolução da cultura de doação no país. Graças a estudos como esse, sabemos que os brasileiros estão engajados nas causas sociais e dispostos a contribuir para a solução dos problemas. Até pouco tempo, não tínhamos instrumentos para fazer essa afirmação", declara Paula Fabiani, diretora-presidente do IDIS.
O valor médio doado pelos brasileiros nos últimos 12 meses foi de R$250, sendo que esse patamar sobe para R$353 entre os doadores que tem renda anual superior a R$ 100 mil.
Já o valor médio doado pelos que tem renda anual inferior a R$ 10 mil é de R$120. Aqueles que têm mais dinheiro, em média, doam mais, ainda que a proporção doada seja menor em relação aos seus rendimentos.
O valor médio das doações realizadas pelos homens (R$350) é maior do que o valor médio doado pelas mulheres (R$200).
Doar para organizações religiosas é a prática mais popular entre os brasileiros e conta com a adesão de quase metade da população (49%). Amparar as crianças (carentes, doentes ou com deficiências) está em segundo lugar, com 42% dos doadores contribuindo para essa causa. E ajudar os pobres é a terceira causa mais popular (28%).
Aqueles com renda familiar anual acima de R$ 100 mil são mais propensos a doar para a proteção do meio ambiente e para instituições de saúde, enquanto os que têm renda anual familiar abaixo de R$ 10 mil são mais propensos a doar para moradia popular.
Country Giving Report Brasil – Completo
O estudo na íntegra pode ser baixado em www.idis.org.br