RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 20:53

Startup quer democratizar acesso à compra de leads
Negócio / Corretores de seguro, revendedores de planos de telefonia, vendedores de empréstimo consignado e planos de saúde, sempre trabalham com foco em uma boa performance de vendas. Nesses setores, a concorrência é acirrada, principalmente, porque há concorrentes com capital elevado para investir em marketing para aquisição de novos clientes, o que dificulta o trabalho de quem é pequeno ou médio e não tem os mesmos recursos. Trabalhando há mais de 10 anos com marketing digital e geração de leads, Giuliano Sarzana percebeu nesse último grupo um mercado que pouco se beneficiava do marketing digital e, em especial, do marketing de resultados/performance, e decidiu fazer algo a respeito. Assim no final de 2016 nasceu o MercadoLead.com , startup que oferece uma plataforma self-service de venda de leads para pequenas e médias empresas e profissionais autônomos.

"No Brasil, há vários anos, temos agências especialistas em marketing de performance, que vendem leads para empresas grandes de vários segmentos. Mas, as empresas pequenas e médias não eram contempladas por estas soluções, embora a geração de leads seja uma ferramenta extremamente útil para estas empresas também", conta Sarzana, que também foi cofundador da primeira agência de marketing de performance e geração de leads dos Brasil há quase 12 anos.

O Marketing de Resultados trabalha com o único objetivo de captar potenciais novos clientes, principalmente através da geração de leads. Um lead é uma indicação de cliente, gerada por estratégias de marketing digital, que tem um real interesse em adquirir um produto ou serviço. Com a aquisição de leads, a equipe comercial de uma empresa pode focar em atender a estes potenciais consumidores que já demonstraram interesse, ao invés de gastar tempo e recursos tentando encontrá-los e atraí-los.
Para gerar novos negócios, toda empresa precisa encontrar prospects (marketing) e converter esses prospects em novos negócios (vendas). Empresas grandes têm pessoas, ou equipes, selecionadas e dedicadas para cada uma destas duas funções. Em empresas menores, as mesmas pessoas fazem tudo, provocando uma menor eficiência do processo como um todo.

O MercadoLead.com se propõe a fazer o papel do marketing para essas empresas, permitindo que elas se concentrem em potencializarem as vendas. Giuliano Sarzana destaca que, "o MercadoLead.com vem com a proposta de reverter esta situação para os pequenos e médios. Na maioria das vezes, este perfil de empresa não conta com uma equipe numerosa para focar em atração de clientes e vendas ao mesmo tempo. Nossa proposta é garantir a prospecção através da entrega de leads de qualidade para que ele e sua equipe possam focar na abordagem comercial, aumentando o impacto no resultado."

Agora com acesso à compra de leads, as pequenas e médias empresas tendem a trabalhar esses leads de forma diferente das grandes. Segundo Marcelo Hallack, também cofundador do MercadoLead.com e com oito anos de experiência com empresas de porte menor, os grandes, geralmente, trabalham com uma operação de telemarketing que todos os meses tritura leads em grandes volumes, enquanto os pequenos trabalham de forma bem mais seletiva e variável. "Por esta razão construímos uma plataforma que pudesse dar a flexibilidade, qualidade e transparência que os pequenos e médios precisam, mas não encontram nas soluções tradicionais", afirma Hallack.

Além de não precisar buscar por essas indicações, as pequenas e médias empresas que investem em leads têm uma facilidade maior ao negociar com clientes que já estão interessados em adquirir seus produtos ou serviços. No entanto, por mais que estes leads estejam em busca de atendimento, os vendedores têm a responsabilidade de serem rápidos no estabelecimento do primeiro contato e fazerem uma abordagem comercial adequada, pois este lead pode estar buscando uma solução em outros lugares também e a qualidade do atendimento terá um peso importante na decisão de compra.

De acordo com o cofundador do MercadoLead.com, Giuliano Sarzana, "vender para leads é como chutar a gol sem goleiro. No processo de qualificação, verificamos se eles querem, de fato, o produto ou serviço que requisitaram no formulário que recebemos. Mas, se eles procuraram um atendimento através de nossa plataforma, provavelmente também irão atrás de outros vendedores que estejam buscando. É importante que nossos clientes, ao adquirirem um lead, ajam rapidamente no contato e façam uma abordagem comercial de qualidade".

O MercadoLead.com é mais um exemplo de como a tecnologia tem ajudado a pequenos e médios negócios as se aproximarem dos grandes e melhorarem sua performance. É a democratização do marketing digital.
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