RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2017 - Horário 14:44

Você faz um bom investimento da taxa do seu condomínio?
Startups / Entre as responsabilidades do síndico está a gestão financeira do condomínio. Além de responsabilidade, esta é uma tarefa que, na maioria das vezes, gera um certo medo por parte do síndico. Por que? É preciso estar em dia com as despesas, realizar manutenções periódicas, etc. Organizar as contas do condomínio pode até ser complicado num primeiro momento. Mas a principal dúvida dos síndicos é de onde vem o dinheiro do condomínio para estas despesas? A resposta é simples: da taxa condominial.

A taxa condominial é o valor aprovado em Assembleia Geral que todos os condôminos devem pagar a fim de quitar as despesas do condomínio. E é responsabilidade do síndico fazer a gestão deste dinheiro. Mas, você faz bons investimentos da taxa em seu condomínio? Ou melhor, você sabe como investir o dinheiro do seu condomínio? Pedimos ajuda para a empresa TownSq, especialista no assunto de condomínios e criadora do maior sistema de gestão de condomínio do mundo. Confira:

Boa previsão orçamentária
De nada adianta você pensar em investimentos para melhorar o seu condomínio se você não sabe quanto é o seu custo mensal para manter as contas do condomínio em dia. O primeiro passo para fazer investimentos é manter a saúde financeira do condomínio. Além de não causar dívidas, você evita chamadas extras e possíveis rateios entre os moradores ao longo do ano.
Ou seja, coloque no papel todas as despesas do condomínio, assim como quanto que você recebe de taxa condominial. Caso você gaste mais, há dois caminhos: ou você aumenta a taxa condominial ou faz cortes de gastos.

Fundo de investimentos ou fundo de reserva
Conhecendo o seu fluxo de caixa, fica mais fácil pensar em futuros investimentos para o seu condomínio. Uma sugestão é recolher 10% da receita mensal para guardá-la numa aplicação. Este valor servirá para obras e manutenções emergenciais ou melhorias no condomínio sem a necessidade de chamadas extras para os condôminos.
É possível ainda ir além, como ter fundos de investimento específicos para determinada obra e/ou melhoria. Por exemplo, ampliação do salão de festas. Esta é uma obra que pode ter um custo alto e, muito provavelmente, geraria uma chamada extra aos condôminos. Porém, você pode fazer um planejamento financeiro e a partir daí iniciar um fundo de investimento específico para esta ação.

Aderir tecnologias
Às vezes você precisa investir em algumas mudanças para diminuir custos. Este é o caso das tecnologias na maioria das vezes. Portaria virtual ou remota tende a diminuir os custos com a portaria, por conta dos encargos trabalhistas do porteiro. Outro exemplo é a adoção de um sistema para condomínio, como o da TownSq. Utilizando um sistema como esse você reduz gastos com impressões e folhas, por exemplo, pois toda a comunicação é por meio do aplicativo. Isso sem falar na comodidade para os moradores que podem fazer reservas e se comunicar com a administração e portaria do condomínio a qualquer hora sem mesmo estar no condomínio.
Eleição de um conselho fiscal
Ainda que seja opcional, ter um conselho fiscal é fundamental para a saúde do condomínio. De acordo com o artigo 1356 do Código Civil, o conselho é composto de três membros, eleitos pela assembleia, por um período de até dois anos. Ele tem como função acompanhar, de perto, as finanças do condomínio e analisar para dar o parecer recomendando ou não a aprovação de determinado investimento. Entretanto é importante ressaltar que a decisão final é dos membros da assembleia.

Entretanto, não adianta você aplicar estas quatro estratégias sem comunicar aos moradores e proprietários. Para que esta dinâmica de investimentos funcione no seu condomínio é preciso que sua gestão financeira seja 100% transparente. Melhor ainda se você conseguir que ela seja participativa. Ou seja, decida junto dos condôminos quanto você guardará para o fundo de investimento e qual é este fundo. Além, claro, de fazer a prestação de contas mostrando todas as entradas e saídas financeiras para os moradores.


Website: http://www.townsq.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.