RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 2 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 13:01

VIA Technologies lança Sistema em Módulo para desenvolvimento de soluções IoT
Tecnologia / A VIA Technologies, líder global no desenvolvimento de soluções de plataforma e sistemas embarcados integrados para IoT e automação, está lançando no país o VIA SOM-9X20, um Sistema em Módulo (SoM) ultracompacto equipado com o processador Snapdragon 820, da Qualcomm, destinado ao desenvolvimento acelerado de dispositivos IoT e embarcados para aplicações em comandos de interface humana e vigilância e sinalização digital para robótica.

O sistema alia um design ultracompacto (mede 8,2 x 4,5 centímetros) ao baixo consumo de energia e elevada performance, o que permite o desenvolvimento de aplicativos emergentes, como inteligência de máquinas. Com capacidade para executar vídeos em 4K (resolução superior à HD), possibilita a produção de gráficos imersivos ou realidade aumentada e virtual.

Dentre outros, o sistema é ideal para o desenvolvimento de plataformas para interfaces homem-máquina de dimensões reduzidas e com variados dispositivos. "É possível desenvolver quiosquer de autoatendimento ou dispositivos de ponto eletrônico extremamente compactos e que disponham de sistema de identificação por biometria e recursos de vídeo, por exemplo", diz Ubiratan Resende, diretor geral da VIA Technologies no Brasil. "Na indústria, isso propicia o desenvolvimento de dispositivos voltados ao controle de acesso a sistemas, o que eleva consideravelmente a segurança, particularmente de processos que envolvem informações críticas", diz.

Como as demais soluções da VIA Tecnlogies, é compatível com a maioria dos sensores disponíveis no mercado. "O VIA SOM-9X20 atende às mais variadas funções, desde o desenvolvimento de soluções para controle de painéis de energia ao monitoramento de produção ou de desgaste de peças do maquinário", diz o executivo. Segundo ele, essas funções demandam a instalação de sensores, que são produzidos por outros players. "Um dos diferenciais da VIA, porém, é que seus sistemas são compatíveis com a maioria dos dispositivos disponíveis no mercado", afirma. "Dessa forma, a solução pode ser customizada de acordo com as mais variadas necessidades do cliente. Pode, entre outros, realizar o acompanhamento permanente do desempenho de cada componente, tanto para elevar a produção quanto para garantir a previsibilidade de paradas para a manutenção", afirma Resende.

Jeffery Torrance, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm Technologies, destacou que o VIA SOM-9X20 ajudará os desenvolvedores a criar rapidamente avançados sistemas comerciais IoT e novas aplicações. "A plataforma embutida Snapdragon 820 fornece o desempenho, a eficiência energética e a conectividade requerida nos dispositivos Enterprise IoT de ponta", disse.

A VIA Technologies pretende manter a placa disponível no mercado até 2023. "É uma característica da companhia manter seus produtos disponíveis no mercado por longos períodos. Isso dá a tranquilidade aos desenvolverdores que seus sistemas não demandarão atualizações de softwares e, ao longo desse tempo, poderão contar com o suporte da companhia para o desenvolvimento de seus dispositivos", afirma Resende.

Características técnicas

O sistema possui memória flash eMMC de 64 GB e SDRAM LPDDR4 de 4 GB a bordo e dispõe de opções ricas de E / S e exibição de expansão através do conector MXM 3.0 de 314 plugs, incluindo USB 3.0, USB 2.0, HDMI 2.0, SDIO, PCIe, MIPI CSI, MIPI DSI e plugs multifunções para UART, I2C, SPI e GPIO.

O módulo também fornece um conjunto completo de recursos de conectividade sem fio avançados, incluindo GPS, BT 4.1 e Wi-Fi 802.11 a / b / g / n / ac através de um módulo combo integrado com dois conectores de antena. Uma placa de suporte de avaliação multi-I / O. Os clientes também podem utilizar os serviçosde assistência técnica e de suporte da VIA para desenvolver uma plataforma personalizada.

O VIA SOM-9X20 vem com um BSP que possui o Android 7.1.1, bem como o VIA Smart Embedded Tool Kit, que inclui uma série de APIs, Watchdog Timer para proteção contra falhas do sistema, acesso GPIO, RTC para auto-power e um app de demonstração.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.