RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 11:08

Conheça empresas que não param de crescer mundialmente
Aplicativos / No mundo das startups, é comum ouvir o termo "unicórnio". Os unicórnios nada mais são do que startups que conseguiram atingir um valuation, ou valor atribuído à empresa, igual ou acima de um bilhão de dólares. Esses números chamam a atenção e, frequentemente, startups bem sucedidas tomam conta da mídia. Alguns exemplos de unicórnios são o Dropbox, Uber, Airbnb e Snapchat, mas existem muitos outros.

Recentemente, nasceu o primeiro unicórnio brasileiro. A 99, antiga 99taxis, foi comprada pela chinesa Didi Chuxing em uma operação que a avaliou em US$ 1 bilhão. A aquisição foi no valor de R$ 960 milhões – já que a Didi já era acionista e não comprou 100% da empresa. Já a Binance, que atua no ramo de exchange de cryptocurrency, parece ser o unicórnio que se estabeleceu mais rapidamente na história. Em um período menor do que seis meses, a chinesa Binance (binance.com) passou a ser avaliada não apenas em 1, mas em 2 bilhões de dólares.

Esse crescimento acelerado está possivelmente atrelado a popularidade das cryptocurrencies decolando nos últimos meses. Mas é claro, a empresa deve ter os seus truques de gestão e experiência com exchange na manga.

O que é e como surge um unicórnio?

Uma startup pode ser considerada um unicórnio quando atinge um valuation igual ou maior que 1 bilhão de dólares. O valuation se trata do valor atribuído à empresa. Esse valor é o principal indicador que investidores verificação antes de aderir a uma startup e, por isso, ele é tão importante.

A avaliação do valor de mercado de uma empresa pode ser feita a partir de diversas metodologias. Existe, por exemplo, uma metodologia baseada na qualificação dos ativos e passivos, chamada avaliação contábil ou patrimonial (asset based value). Outro exemplo é a projeção das receitas futuras, denominada de fluxo de caixa descontado (discounted cash flow). Uma metodologia também muito utilizada é verificar quanto valem empresas similares no mercado, denominada avaliação por múltiplos ou valor de mercado (relative valuation).

Em cada uma dessas metodologias, é possível chegar a diferentes resultados. Por isso, investidores costumam levar em consideração os dados disponíveis e adotar o método que mais se adequa à realidade da startup em questão.

O que é cryptocurrency?

A Binance tomou o seu lugar como unicórnio mais rápido da história como corretora de cryptocurrency. A cryptocurrency, ou criptomoeda é um meio de troca que utiliza tecnologia de blockchain e criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. O primeiro grande nome dessa categoria foi o Bitcoin, criado em 2009 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto.

A característica mais marcante das criptomoedas é o fato de serem completamente digitais e independentes de qualquer governo ou entidade privada. Seu valor é determinado de maneira livre pelos indivíduos do mercado. A infraestrutura deste sistema é composta de milhares de usuários, por meio de força computacional utilizada para realizar os registros e as reconciliações de transações.

Conhecidos como "mineradores", estes usuários são recompensados à medida que resolvem problemas matemáticos complexos. Dessa forma, quem possui maior processamento tem mais chances de encontrar a solução primeiro. "Quanto maior a capacidade computacional, no entanto, maior a complexibilidade do problema matemático apresentado. Essa medida assegura que a mineração mantenha uma taxa previsível e limitada. É como uma forma de controle de inflação", explica Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb e Mobile (https://www.madeinweb.com.br/), empresa de desenvolvimento de soluções web e mobile.

Bitcoin: como investir

Como se trata de uma moeda digital, toda operação dela é feita online, em plataformas chamadas de exchanges. A Binance é um exemplo de uma plataforma. Para comprar Bitcoin, o investidor precisará de CFP válido e internet. O próximo passo é escolher uma empresa de exchange, fazer o cadastro e transferir dinheiro para a conta para realizar as transições.

Cuidados a serem tomados

Os candidatos a investidores em moedas digitais precisam se atentar a diversos fatores para garantir a segurança desse procedimento. "A falta de regulamentação é um problema sério das moedas digitais. Atualmente, não existem garantias de mantimento de valor ou de segurança dos sistemas de exchange. É preciso pesquisar muito antes de investir", alerta Gallafrio.

Assim, como em uma corretora convencional, não é recomendado que o investidor deixe dinheiro parado na conta. Não existe nenhuma proteção específica voltada para esse tipo de patrimônio. Se a exchange falir ou for hackeada, todo o dinheiro armazenado pode desaparecer.

"O investimento em Bitcoin e altcoins pode ser seguro e altamente rentáveis, se feito com cautela, em um volume que não comprometa o seu patrimônio. Se você não acredita nelas, invista 1%, se acredita invista no máximo 5% da sua carteira de investimentos", recomenda Gallafrio. "A tecnologia por traz das criptomoedas é segura e as medidas de proteção tendem a continuar melhorando.", completa.

Saiba mais sobre a MadeinWeb e Mobile

A MadeinWeb e Mobile é uma agência de desenvolvimento de aplicativos , eleita com a melhor da área em 2015. A empresa oferece soluções web e mobile, tendo como foco resultados e inovação.

Para saber mais, visite o site: www.madeinweb.com.br.


Website: http://www.madeinweb.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.