RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 12:52

Vai sair de férias? Proteste dá dicas para viajar com o Pet
Estilo de Vida / Na hora de programar-se para uma viagem de férias, todas as pessoas que tem um animal de estimação precisam providenciar, com antecedência, um check-up com um veterinário e conhecer as condições do local de destino para evitar aborrecimentos. Aceitar ou não um pet em hotel ou pousada, camping ou mesmo casa alugada não é uma obrigação, por isso a PROTESTE, Associação de Consumidores, alerta sobre os cuidados na hora de levar os bichinhos para aproveitar as férias com a família.

Confira as regras de viagem com os animais domésticos:

Desde 2004, gatos e cachorros também podem ter passaportes, sem a necessidade de remissão ou renovação, além de substituir o Certificado Veterinário Internacional (CVI), que deve ser reemitido a cada viagem. Por outro lado, o certificado é aceito em, praticamente, todo o mundo, enquanto o passaporte só vale dentro do Brasil e nos países do Mercosul.

Se a viagem for de ônibus, é necessário comprar a passagem do animal seguindo regras livremente oferecidas pelas empresas. É necessário levar o atestado de saúde em mãos e uma caixa de transporte adequada ao tamanho do animal, que deve ser acomodado ao lado na poltrona. Para evitar desconforto, é recomendado conceder uma alimentação leve para o animal antes do embarque e assegurar uma quantidade de água suficiente.

Já de avião, se o animal for de pequeno porte (deve ter mais de 4 meses de idade e pesar menos de 10 kg), pode ir na cabine, na caixa de transporte apropriada. O valor da passagem, normalmente, é calculado conforme o valor do bilhete e o peso do pet. Para o embarque, é necessário ver as regras para embarque de animais na companhia aérea que irá voar.

Como a maioria dos portos proíbe o embarque e o desembarque de animais de estimação e como os navios não possuem estrutura adequada para atendê-los, não é permitido viajar com seu melhor amigo a bordo de cruzeiros, exceto os cães guias.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.