RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 15:05

Cooperativa impulsiona sinalização náutica no país
Economia / A CTTSNB – Cooperativa de Trabalho dos Técnicos de Sinalização Náutica do Brasil é integrada por profissionais oriundos da Marinha do Brasil (MB), militares da reserva e especialistas civis aposentados, tendo como suporte engenheiros. É exemplo de como conhecimento técnico de excelência pode estar a serviço do desenvolvimento do país e ser transmitido aos nossos jovens. Após décadas dedicadas à sinalização náutica, militares e civis chegaram à reserva e, apaixonados pelo ofício, não permitiram que a inatividade constituísse um obstáculo ao exercício da sua profissão. Com esse espírito nasceu, em 2013, a CTTSNB.

A expansão da sinalização náutica é extremamente importante para a segurança da navegação marítima, fluvial e lacustre, com relevância nas áreas de engenharia e logística. A CTTSNB pretende implantar o curso de Sinalização Náutica no meio civil. Tais conhecimentos podem ajudar a prevenir acidentes e a baixar os custos dos fretes nos portos, um passo a mais no barateamento das operações de comércio exterior. É a primeira cooperativa da América Latina com esse perfil. Em seu quadro há especialistas que fizeram história na Marinha, incluindo o primeiro oficial que saiu do quadro de faroleiro, a primeira mulher no país a exercer a profissão e um civil descendente de algumas gerações de Cooperativa impulsiona sinalização náutica no país faroleiros. Os diretores e demais membros são técnicos que exerceram posições de gestão nas áreas de Manutenção, Projetos, Ensino e Administração de Sinalização Náutica ao longo de suas carreiras navais. Seu idealizador e primeiro presidente, Airton Monteiro, junto com toda a diretoria, acabou de ser reeleito para mais um mandato (até 2021). Suas palavras traduzem otimismo. "Depois de trinta anos servindo à Marinha, é chegada a hora de os faroleiros entenderem que o tempo de atuação em serviço ativo solidificou seus conhecimentos e que isso lhes confere respaldo suficiente para atuarem em suas áreas. A NORMAM-17, Normas da Autoridade Marítima, em sua 4ª revisão, registra a grande conquista de 2017 reconhecendo, a pedido da CTTSNB, a praça aperfeiçoada no Curso de faroleiro como Responsável Técnico dos balizamentos particulares. O Brasil possui vasto litoral e mais de 40 mil quilômetros de rios com potencial navegável. A perspectiva econômica do transporte por hidrovias pode ser muito representativa se comparada ao trânsito rodoviário e férreo. E o faroleiro pode agora, mais que antes, dar a sua contribuição para que isso aconteça", diz Monteiro.

As profissões dos cooperativados são reconhecidas pelo Ministério de Educação (constam do seu Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos); pelo Ministério do Trabalho (compondo a tabela de Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 3412-35); e pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, a Autoridade Marítima. Para manter o alto padrão, a CTTSNB realiza cursos de atualização e participa de seminários e congressos sobre assuntos de interesse da sinalização náutica ou empresariais. Com 36 membros, a cooperativa tem planos de estender sua atuação para todo o Brasil. Para isso, participa de licitações públicas e particulares que proponham serviços afetos à sua área de atuação. Mesmo "jovem", tem clientes importantes. Hoje, opera no Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, prestando serviço às Companhias Docas dos dois Estados e para a Petróleo Brasileiro SA (Petrobras).

O que a CTTSNB oferece

- Planejamento, implantação e manutenção de área de delimitação para segurança de banhistas, próxima a vias navegáveis; práticas esportivas (raias para iatismo, windsurf etc.); prevenção e contenção de vazamento de óleo (no mar e em áreas próximas); proteção ambiental (reserva biológica); proteção de fazenda marítima (aquacultura e piscicultura).

-Compensação de agulha magnética.

-Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos.

-Obras portuárias, marítimas e fluviais.

-Instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima fluvial e lacustre.

-Serviços de escafandria e mergulho.

-Serviços de cartografia, topografia e geodésia.

-Serviços de corretometria e batimetria.

-Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes.

-Atividades auxiliares dos transportes aquaviários não especificadas anteriormente.

-Manutenção Técnica de Sinalização Náutica.

-Elaboração de Projeto de Sinalização Náutica.

-Execução de Sinalização Náutica.

-Manutenção Geral dos Serviços de Sinalização Náutica.

-Controle de Sinalização Náutica.
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