RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 17:01

Franquia de buffet de sushi a R$ 1 amplia negócio para mais cidades brasileiras
Negócio / As franquias de alimentação estão entre os segmentos de mercado que mais crescem, segundo o último balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa aponta que o setor avançou em torno de 6% em 2017, totalizando mais de R$ 10 bilhões em faturamento. Outro dado, publicado pelo Global Entrepreneurship, mostra que o Brasil possui 48 milhões de empreendedores e lidera o ranking dos países mais empreendedores do mundo, sendo que o sistema de franchising aparece como opção segura para investir em tempos de retomada da economia.

É nesse cenário favorável que a Sushi Central, rede familiar de restaurantes especializada em sushis a R$ 1, aposta no mercado de franquias para expandir o negócio para outras regiões brasileiras. Em 2016, a empresa passou a franquear a terceiros o direito de comercializar os produtos e, atualmente, conta com duas unidades em Santa Catarina (Balneário Camboriú e Itapema) e duas em Curitiba, localizadas na Boca Maldita, centro da capital paranaense, e no bairro Portão. Em 2017, a marca registrou faturamento de R$ 4 milhões. Em 2018, espera crescer 30% e faturar R$ 5,2 milhões com a abertura de lojas em mais cidades do Sul e Sudeste do país.

Marcelo Guimarães Sosa, um dos sócios da rede, assegura que a Sushi Central oferece gastronomia diferenciada e implantou uma dinâmica de trabalho moderna e inovadora, que prima pelo posicionamento da marca no segmento de culinária oriental. "Os diferenciais são atendimento e qualidade dos produtos, que favorecem a descoberta e a experimentação de novos sabores", assinala. "Somos um restaurante de comida japonesa self-service com mais de 50 opções de sushis, temakis e pratos quentes", destaca o executivo.

O buffet de sushis por unidade tem despertado o interesse de empreendedores que têm a intenção de investir no setor de alimentação e buscam um negócio que alie preço e qualidade. Segundo Sosa, esta é a estratégia da Sushi Central. "Uma proposta inovadora que soma qualidade de produtos e agilidade de atendimento, com uma rentabilidade média de 14% a 20%, faturamento mensal a partir de R$ 80 mil e uma equipe de 7 a 14 funcionários. A área de instalação é de 80m² a 200m² (unidade de rua) e de 35m² a 50m² (loja em shopping)", descreve.

Além disso, a rede investe pesado em treinamento e qualificação da equipe que, hoje, conta com mais de 40 colaboradores. Também, é parte da proposta reforçar o conceito do sushi por unidade, demonstrado por campanhas promocionais diárias que acontecem nos pontos de Curitiba. "Nesses dias é comum serem consumidas mais de 8 mil peças de sushis", calcula Sosa.

Sosa garante que o conceito da venda do sushi por unidade democratiza e populariza o consumo, mas sem perder a qualidade. "A vantagem é que o cliente pode escolher o que vai consumir e a quantidade, sem surpresas já que ele sabe qual será a sua conta ao final da compra", coloca. O empresário observa que apesar do diferencial no valor, isso não significa descuido com os produtos. "Temos os principais fornecedores cadastrados e certificados para atender a demanda das unidades. Utilizamos peixes frescos como salmão, tilápia, peixe prego, polvo e atum que recebemos diariamente em nossas lojas". Um dos pontos fortes do Sushi Central é justamente a preocupação com as boas práticas na segurança alimentar, reforça.

Mais informações: www.sushicentral.com.br.
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