RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2018 - Horário 14:02

Primeiro curso de Ciência de Dados ensina a usar IA para interpretar informações jurídicas
Tecnologia / A grande quantidade de dados produzidos e o fenômeno da digitalização estão transformando o mundo dos negócios nas mais diversas áreas.

No Direito, os profissionais precisam avaliar milhares de documentos, processos administrativos e judiciais, e as novas tecnologias terão papel fundamental para modernizar a prestação de serviços jurídicos.
Cresce a importância do jurídico data-driven, orientado por dados, que usa seu conhecimento técnico de forma integrada com as evidências e análise de dados para a tomada de decisão com mais precisão.

A inteligência gerada a partir da análise de dados já é uma tendência na criação de soluções para o Poder Judiciário e outros órgãos públicos, e está demandando a criação de muitas startups voltadas para o mercado privado.

Automação de documentos, plataformas de acordo, jurimetria, análise de dados públicos, organização de políticas de acordo e provisionamento, investigações de fraudes e demais crimes, entre muitas outras possibilidades têm como ponto comum a análise e cruzamento de dados das mais variadas fontes.

Além dessas necessidades, com o acesso direto a bens e serviços por meio de aplicativos, a cultura da sociedade está mudando e as pessoas estão buscando serviços jurídicos que demonstrem eficiência e transparência, além de integrar a tecnologia de forma cada vez mais perceptível na sua entrega. Nesse cenário, para garantir sua competitividade, os profissionais devem demonstrar seus diferenciais de forma mensurável, com uma preocupação constante com a experiência do cliente.

É por isso que a Future Law, em parceria com a Faculdade de Direito do IDP | São Paulo está com inscrições abertas para o primeiro curso de curta duração em "Ciência de dados aplicada ao Direito". O objetivo é ensinar noções de tecnologia e de análise de dados não só para advogados e demais operadores do Direito, mas também para empresários e outros interessados para entender como lidar com as novas tecnologias e o uso de inteligência artificial para o processamento e a interpretação de dados.

"A tecnologia avançou exponencialmente nos últimos anos e o cruzamento de dados para a solução de problemas jurídicos complexos é um grande diferencial, pois o mundo todo está caminhando para o movimento data-driven. Temos que preparar os profissionais para essa nova realidade, para otimizar o uso de seu tempo de trabalho para tarefas de alto valor agregado e que permitam mais eficácia e assertividade", explica Alexandre Zavaglia Coelho, coordenador do curso.

Para Christiano Xavier, CEO da Future Law, "a tecnologia não tem valor sem a experiência e o conhecimento técnico dos profissionais do direito, e a tendência é a criação de equipes multidisciplinares e a utilização crescente de metodologias de design jurídico. Estamos em um momento de mudança da cultura de gestão na nossa área".
Com a gigantesca quantidade de dados gerados diariamente, há uma demanda crescente para a utilização e análise de big data aliada ao uso de inteligência artificial, de estatísticas, predição, automação de procedimentos, entre diversas outras possibilidades.

Bruno Feigelson, Head de Futurismo da Future Law e presidente da Associação Brasileira de Lawtechhs e Legaltechs - AB2L, aponta que "já estamos vendo o uso crescente de planilhas e gráficos nas petições e sentenças, o que demonstra que os profissionais têm que estar alinhados com esse movimento, para garantir a sua competitividade e melhores resultados".

Além de Zavaglia, advogado especialista em ciência de dados aplicada e com experiência em diversos projetos nessa área, o curso conta com professores que são protagonistas dessa transformação, além da apresentação de cases por profissionais de empresas com grande experiência nessa área: LexisNexis, Thomson Reuters, Oracle, Softplan, IBM, Semantyx, Digesto, Legal Science, entre outras.

Com início no dia 12 de março para o primeiro Módulo, essa nova formação está dividida em três etapas. A primeira é essa denominada "Fundamentos da Ciência de Dados aplicada ao Direito", que está com inscrições abertas, e descreve toda a contextualização de seus conceitos principais, em conjunto com estudos de casos que vão demonstrar o que existe de mais moderno nesse ambiente. Na sequência, serão lançados os Cursos de Design Jurídico e outro de Projetos de Ciência de Dados aplicada ao Direito, que serão destinados a quem quer se aprofundar na questão e almeja efetivamente trabalhar nessas equipes de produção de projetos de ciência de dados aplicada ao direito.

Para Alexandre Zavaglia Coelho, essa demanda por tecnologia e análise de dados não acontece só na área do direito, mas em todas as áreas. "Os profissionais precisam obrigatoriamente dessa formação para os desafios do mundo digitalizado, tanto para atuar como usuários avançados ou liderar a implantação dessas novas tecnologia em seu ambiente de trabalho, como para participar efetivamente de projetos nesse campo", diz.

Outras informações pelo contato@futurelaw.com.br ou relacionamento@idpsp.edu.br. Tel.: (11) 2050.0195.


Serviço

Início: 12/03/2018 (8 encontros presenciais às segundas-feiras)

Local
R. Itapeva, 538 - Bela Vista, São Paulo - SP?Brasil

Inscrições abertas pelo www.idpsp.edu.br ou www.futurelaw.com.br

Telefone : (11) 2050.0195

Contatos: relacionamento@idpsp.edu.br contato@futurelaw.com.br



Website: http://www.idpsp.edu.br–www.futurelaw.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.