RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:35

Especialista destaca importância do síndico na administração de condomínios
Estilo de Vida / RIBEIRÃO PRETO - Gestão de Conflitos, governança corporativa, planejamento estratégico e processos virtuais figuram entre os principais fatores de sucesso para a gestão eficaz de condomínios. A constatação é do diretor-fundador da Síndico PJ, Édino de Morais, de Ribeirão Preto/SP.

De acordo com o profissional, o condomínio pode ser visto como "centro de resultados" em lugar de "centro de custos" na medida em que os recursos são geridos de maneira responsável - e profissional - com ganhos em produtividade e imagem. Nesse cenário, a relação custo-benefício favorável se sobrepõe à visão da diminuição de preços "custe o que custar".

A busca obsessiva pela menor taxa de condomínio possível pode facilitar a geração de passivos (tributários, fiscais, trabalhistas etc.), bem como a obsolescência física do edifício por falta de manutenção. "Por exemplo, regra geral, a composição das despesas não inclui taxas de depreciação de máquinas, equipamentos, instalações e áreas comuns", complementou.

Morais explica ainda que, sendo o condomínio um laboratório de relações sociais em processo de aperfeiçoamento, é importante que o local desponte como exemplo nessa dimensão, construindo e consolidando uma imagem positiva. "Assim, ao transparecer perante o mercado imobiliário como modelo de harmonia e convivência, obtém ganhos com a valorização do empreendimento", disse.

O diretor-fundador da Síndico PJ garante que é crescente a profissionalização de síndicos. Conforme estatísticas recentes disponíveis em centros de pesquisas, até 2020 cerca de 50% dos condomínios edifícios serão gerenciados por síndicos profissionais. "Polivalentes, mediadores de conflitos, visão multitarefas, portanto, generalistas. Esse é o perfil do novo síndico, capaz de responsabilizar-se pelas competências atribuídas a ele no código civil e produzir resultados para o condomínio", declarou.

Morais acredita que síndicos e administradoras com atuação nesse ramo altamente competitivo, com clientes (condôminos) cada vez mais exigentes e informados, "devem refletir sobre os atuais paradigmas e influenciar o despertar para modelos de eficácia em gestão de condomínios enquanto é tempo".


Sobre a Síndico PJ
Édino de Morais é diretor-fundador do Síndico PJ, startup franqueadora, que promove inovações e melhoria continua em gestão de condomínios. A empresa, com atuação em nível nacional, possui profissionais qualificados/especializados com formação multidisciplinar.
Síndico PJ está sediada em Ribeirão Preto com franqueados em São Paulo, capital. Para conhecer os serviços da Síndico PJ e obter mais informações, acesse: www.sindicopj.com.br.


Website: https://goo.gl/UnBSaS
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.