RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2018 - Horário 18:25

O que uma faculdade brasileira tem para se apresentar na SxSW?
Tecnologia / A faculdade de tecnologia FIAP será uma das cinco palestrantes brasileiras a participar da South by Southwest (SxSW), que será realizada no Texas (EUA), entre 9 e 13 de março. Foram 700 projetos inscritos e somente cinco aprovados para apresentação nos palcos da SxSW. O que chamou a atenção dos organizadores de um dos maiores festivais de tecnologia, música e cinema do mundo foi a história de como mais de 2.000 startups surgiram nos campi da FIAP em menos de dez anos.

Focada em tecnologia, empreendedorismo e inovação, a FIAP decidiu substituir os tradicionais TCCs pela criação de startups. Desde 2010, todos os projetos finais dos alunos de graduação e pós-graduação são planos de negócios para criação de uma startup, incentivando os estudantes ao empreendedorismo e à inovação. A ideia é colocar em prática várias soluções para problemas reais, aplicando o conhecimento técnico de cada curso. Entre as startups idealizadas nos campi da faculdade, muitas alcançaram sucesso como a Promobit (www.promobit.com.br), plataforma com mais de 400 mil usuários inscritos, que mapeia as melhores ofertas de produtos para o consumidor de forma colaborativa e que teve cerca de 4,5 milhões de acessos durante o período da Black Friday; e a Cryptoance (http://www.cryptoance.com), plataforma para gerenciamento de criptomoedas que proporciona uma visão completa de todas as carteiras espalhadas pelo mundo, direcionada para pessoas que já investem em moedas digitais e potenciais investidores.

Essa veia empreendedora nos conteúdos programáticos da FIAP, bem como os resultados práticos, foi um dos critérios decisivos para a escolha desta história dentre centenas para ser apresentada nos palcos de Austin. "O aluno precisa ser o empreendedor do seu próprio processo de aprendizagem, por meio das diversas tecnologias que o suportam. Os modelos de aprendizagem precisam ser mais empreendedores" avalia Guilherme Pereira, diretor de inovação da FIAP e um dos palestrantes no evento. "As pessoas que entram hoje no processo de ensino estão aprendendo conteúdos que não serão mais úteis ou serão ultrapassados quando elas estiverem em idade adulta. As escolas estão formando para o passado. Por isso, decidimos alterar a forma como enxergamos nosso modelo educacional. Do Ensino Fundamental à Pós-Graduação, implementamos maneiras de os alunos poderem ir além e serem os protagonistas em seus aprendizados" complementa Eduardo Endo, diretor acadêmico dos MBAs da FIAP.


Website: http://www.fiap.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.