RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2018 - Horário 18:39

Workshop mostra uso da genômica aplicada à pecuária
Veterinária / A genômica é uma tecnologia unificada, que atende a várias possibilidades. Você pode certificar o seu produto, a sua raça, pode fazer paternidade, melhoramento para características que são desejáveis, retirar os genes negativos por seleção. É um conjunto de tecnologias que as espécies vegetais, por exemplo, já estão usando com muito mais agressividade. E nós, como técnicos e pesquisadores da genômica, temos a obrigação de mostrar ao pecuarista, ao produtor, que esse investimento vai trazer importantes resultados. A afirmação é do professor José Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Melhoramento Genético e um dos precursores da Seleção Genômica nos rebanhos brasileiros, responsável pela palestra de abertura do 8° Workshop de Genômica Aplicada, realizado entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em Araçatuba/SP.

Voltado a pecuaristas, técnicos, acadêmicos e profissionais do segmento, o evento, que teve dez palestras técnicas de pesquisadores do Brasil e do exterior e mesas-redondas para debates, terminou com um dia de campo para mostrar aos cerca de 300 participantes os resultados, na prática, obtidos com a ferramenta na Fazenda Santana da Vista Alegre.

"A oitava edição do Workshop marcou mais um ano de sucesso. Para mim, parece um sonho quando vejo os resultados como da Jacarezinho, da Katayama, da Fazenda Santana, com a genômica efetivamente sendo aplicada e mostrando resultados. Ficamos felizes por ter contribuído, ao longo dos últimos dez anos, para a pecuária brasileira e para o aumento da produção e da qualidade do gado", conta Francine Campagnari, Gerente Comercial da NeoGen do Brasil, empresa especializada no uso e no desenvolvimento da tecnologia de Seleção Genômica na pecuária e que foi responsável pelo encontro, ao lado da Delta Gen e do CRV Lagoa Paint.

Um coquetel de boas-vindas abriu o evento no dia 26. No dia 27, os trabalhos começaram com a palestra sobre os "Impactos da aplicação da genômica para a comercialização de touros e matrizes", com Marcio Ribeiro Silva, da Melhore Animal. Na sequência, Álvaro Fortunato, da Personal PEC, falou da "Aplicação da Genômica no processo de melhoramento genético dos rebanhos CEIP" e uma mesa-redonda, com Renata Branco, Bento Gonzaga (PAINT CRV Lagoa), Neto Junqueira ( PAINT CRV Lagoa), Ricardo Viacava, Marcio Ribeiro Silva e Álvaro Fortunato, debateu a "Intensificação da utilização da Genômica nos rebanhos selecionados".

"Novas tecnologias, como a genômica, são muito importantes para a nossa cadeia agropecuária. Ela vai agregar muito valor na questão da produtividade e da rentabilidade", destacou Bento Gonzaga, da PSLM pecuária, que trabalha com ciclo completo na pecuária na região de Matupá/MT e participa do Programa de Melhoramento Genético para Bovinos de Corte - Paint da CRV Lagoa. Ao seu lado, o pecuarista Neto Junqueira, cujas propriedades na região de Presidente Prudente participam do Paint, também elogiou o evento: "Trabalhamos com o objetivo de produzir uma genética de qualidade para agregar e melhorar a produtividade da pecuária brasileira para que esta possa andar junto com outras culturas em termos de rentabilidade. E temos convicção absoluta de que a genômica vem para auxiliar e, principalmente, antecipar os resultados do melhoramento genético".

À tarde, uma sessão especial comandada pelo prof. José Fernando Garcia debateu a importância da utilização da genômica em diversos desafios produtivos, com apresentações sobre "Os desafios superados pela raça Angus", com Dan Moser (Angus Genetics Inc. - AGI/EUA); "Como selecionar animais de raças taurinas resistentes ao flagelo do carrapato", com Fernando Cardoso (EMBRAPA Pecuária Sul); e "As estratégias no contexto de raças de gado bovino de menor porte nos Estados Unidos", com John Genho (Livestock Genetic Services LCC/EUA), entre outras.

"Nos Estados Unidos, o uso da genômica é crescente e temos hoje meio milhão de animais da raça Angus analisados pela ferramenta", disse Dan Moser, presidente da Angus Genetic Incorporation (AGI). Em sua segunda visita ao País em menos de um ano, Moser vê um grande potencial na pecuária local. "Com o uso de tecnologias, tenho certeza de que o Brasil vai ser um grande player nesse mercado", observou. Para chegar lá, o segredo, explicou, é medir, colher fenótipo, juntar os dados de programas e de criadores e fazer as análises corretas para tirar vantagem dessas informações.

Um Dia de Campo, organizado no dia 28 pela Central Leilões na Fazenda Santana da Vista Alegre, encerrou a programação do encontro. "Foi uma parte importante do evento, pois mostrou a aplicação prática da genômica nas fazendas, dando aos participantes mais informações sobre essa tecnologia que proporciona mais carne em menos tempo, mais precocidade sexual das fêmeas, melhor aproveitamento das pastagens, enfim, melhorias no sistema de produção como um todo", afirmou o zootecnista Rodrigo Basso Dias, Gerente Técnico da Delta Gen.

Sobre a Neogen

Com instalações de ponta para análises genômicas e de bioinformática, a Neogen oferece aos criadores de bovinos a determinação de identidade (paternidade) e de características relacionadas à produtividade. Por meio de um teste rápido de DNA, são geradas informações que permitem prever o
desempenho esperado de um animal no rebanho para várias características, como ganho de peso, taxa de fertilidade, facilidade de parto e suscetibilidade a doenças. A Neogen fornece soluções na área de genômica para gado de corte e de leite, suínos, ovinos, cães e aves, além de plantas.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.