RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2018 - Horário 11:02

Dia Internacional da Mulher estimula cuidados com a saúde feminina
Ciência & Saúde / Utilizado para promover o debate sobre o papel feminino na sociedade, o Dia Internacional da Mulher também funciona como uma data de promoção dos cuidados com a saúde feminina, de forma a estimular a atenção aos sinais do corpo e a prática de hábitos saudáveis. Juntos, esses dois fatores podem contribuir na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Mas, de acordo com especialistas, para a melhoria da qualidade de vida, é necessária uma análise detalhada por meio do check-up feminino.

Segundo o Dr. Jurandir Passos, médico ginecologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab, existem exames específicos para cada fase feminina. "Para quem ainda não possui vida sexual ativa, recomenda-se realizar a vacina contra o HPV [vírus do papiloma humano]. Além do preservativo, atualmente é a única forma de prevenção contra esse tipo de infecção sexualmente transmissível que, se não for tratada, expõe a mulher ao câncer do colo uterino", explica.

No caso das mulheres que já tiveram relação sexual, segundo o especialista, é aconselhável fazer anualmente o exame Papanicolau, que serve para detectar possíveis células cancerosas no colo do útero. "Quando esse procedimento apresenta alterações, como presença de verrugas, mancha, vermelhidão ou feridas, o ginecologista solicita exames complementares para avaliação mais detalhada da vulva, vagina e colo do útero", destaca Passos.

Nos casos de mulheres que possuam família com registro de mioma, Passos enfatiza a importância de um acompanhamento do útero e do ovário por meio de ultrassom transvaginal. "A população feminina deve estar atenta para sintomas como dores, menstruação atrasada por períodos longos, sangramento pós-relação sexual ou após a menopausa e fluxo menstrual intenso, pois indicam que algo está errado."

Mamas
De acordo com o médico, quando a mulher possui histórico familiar de câncer, ao completar 20 anos deve iniciar a realização do autoexame, que consiste em uma técnica de prevenção para identificar estágios iniciais do câncer de mama. Esse método é indicado para ser feito mensalmente de três a cinco dias após o aparecimento da menstruação. "Quando há algum tipo de suspeita ou existência de nódulo, é solicitado um ultrassom. Caso tenha um risco maior, solicita-se uma mamografia. Esta última, é obrigatória após os 35 anos e deve ser feita de forma anual", destaca.

Passos acrescenta que existem exames mamários considerados complementares, como a ressonância - procedimento de diagnóstico por imagem usado para o acompanhamento de lesões, e a mamografia tomográfica, que possui capacidade superior de detecção de câncer de mama em até 30%.

Exames laboratoriais
Quando há o desejo de engravidar, o ginecologista elucida que o mais correto é a mulher procurar um especialista para lhe acompanhar no planejamento da gestação. "Futuras mamães que estão nesse processo, precisam primeiramente avaliar alguns aspectos para saber como está a saúde. Por isso, o médico que a auxilia solicitará exames para detectar diabetes, riscos de infecções congênitas como rubéola, toxoplasmose, citomegalovirose ou as sexualmente transmissíveis que podem trazer problemas para o bebê, sendo elas a sífilis, hepatites e HIV", completa Dr. Jurandir Passos.

O Laboratório Cedic Cedilab disponibiliza os principais procedimentos para prevenção e diagnóstico das doenças mais comuns no sexo feminino. Para mais informações sobre pontos de atendimento e serviços, entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Sobre o Cedic Cedilab
Atuante na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso, o Cedic Cedilab possui mais de 20 anos de tradição na oferta das melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao paciente. São mais de três mil tipos de procedimentos oferecidos em seis unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Todos eles são garantidos e acreditados por programas como PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e o PELM (Proficiência em Ensaios Laboratoriais). Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.


Website: http://www.cediccedilab.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.