RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2018 - Horário 9:20

Ferramenta de distribuição de notícias traz novas funcionalidades para a comunicação online
Tecnologia /

O crescimento da comunicação digital no Brasil e no mundo cresce expressivamente a cada ano. A pesquisa realizada pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) cujos resultados foram divulgados no ano passado previa crescimento de 12% - em relação a 2015 -  na área de marketing digital, o que ultrapassaria a marca dos R$ 10 bi.

Há de se considerar, também, a popularização da internet no mundo e como o consumo de seus serviços e produtos também se tornou realidade para diferentes nações. A comparação, por exemplo, entre os dias atuais e a realidade de 2008 deixa este fato bem evidente, como visto na tabela baseada em dados da pesquisa Pew Research Center, feita em dezembro de 2008 - nos EUA - presente num estudo acadêmico intitulado “As interações dos jovens na internet”.

Principal fonte de notícias

Setembro de 2007

Dezembro de 2008

Televisão

68%

59%

Internet

34%

59%

Jornais

23%

28%

Rádio

13%

18%

Revistas

-

4%

Outros

5%

6%

O mercado, ao se adequar a este novo quadro, também abriu espaço para que ferramentas especializadas em comunicação no âmbito digital fossem desenvolvidas e impactassem diretamente na lógica de produção de conteúdo informativo nas redes. Entre as principais funções e novas atribuições que a popularização da Internet possibilitou está, por exemplo, a ferramenta de distribuição de notícias online. Com pesquisa e produção de conteúdo e notícias de qualidade, o divulgador de notícias é o instrumento ideal para chamar a atenção de jornalistas e veículos de informação. Isso porque o mundo virtual tem se mostrado cada vez mais dinâmico e os portais de notícias precisam estar sempre atualizados e conectados com o que acontece na sociedade – buscando informação de qualidade. É neste contexto que o divulgador de notícias se apresenta como maneira mais fácil para que se chegue até esses veículos por meio de estratégias de divulgação mais ágeis, confiáveis e eficientes.

Há, por exemplo, o DINO – Divulgador de Notícias Online, uma plataforma que ajuda o assessor de imprensa, jornalistas, agências de comunicação e marketing a ampliarem seus contatos e estreitar a comunicação com importantes veículos de comunicação e suas respectivas redações. A plataforma distribui conteúdo noticioso para mais de 25 mil jornalistas e mais de quarenta sites, entre portais, blogs e agências de grande relevância, que estão prontos para receber bons conteúdos. Estes sites publicam instantaneamente o conteúdo enviado de acordo com o segmento ou editoria da área de interesse do negócio.

"Os conteúdos divulgados já são elaborados no formato de notícias jornalísticas, prontas para serem divulgadas aos leitores. Em outras palavras, se antes era preciso enviar um release como sugestão de pauta, agora, com a ferramenta, já é possível produzir a própria matéria e garantir sua veiculação na mídia online." explica Felipe Pestana, sócio do DINO. Quando questionado sobre o efeito no mercado de comunicação e mais especificamente na ótica das assessorias de imprensa, Pestana complementa: "A ferramenta funciona de forma complementar ao trabalho da assessoria. Apesar de ser relativamente novo no Brasil, o conceito de newswire existe há 60 anos nos Estados Unidos e sempre foi útil para complementar as estratégias de comunicação das agências de PR, o que quer dizer que a presença do DINO não substitui o trabalho tradicional de mídia".

O DINO disponibiliza diversos tipos de planos de distribuição, que possuem o melhor custo/benefício para o assessor. Todos os planos do divulgador de notícias online oferecem um serviço completo de divulgação.



Website: https://www.dino.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.