RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:23

Simulados garantem melhores resultados em vestibulares
Educação / Uma pesquisa realizada pela Washington State University constatou que uma das maneiras mais eficazes de fixar o aprendizado é por meio de simulados. Segundo o estudo, alunos que fazem esse tipo de teste têm resultado superior ao dos colegas que fazem provas sem a mesma preparação. "O fato é que quanto mais o aluno treinar, mais familiarizado com a prova ele estará na hora do vestibular", explica Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo.

"A cada término de apostila, em média, o estudante tem a possibilidade de fazer um simulado. Isso possibilita uma análise permanente de seus resultados e evolução na preparação para a prova", reforça o diretor. Além da frequência, os simulados também passam por modificações ao longo do ano, para que o aluno esteja preparado para todos os tipos de prova, como processos de universidades federais, Enem ou Fuvest.

Educadores garantem que essa alternância entre aprendizado e testes é importante para manter o equilíbrio na rotina de estudos. "De nada adianta apenas realizar os testes e não analisar os resultados e trabalhar para melhorá-los", alerta Luís Fernando Cordeiro, orientador educacional e professor de Física do Curso Positivo. Segundo ele, a simulação deve ser uma referência para o aluno. "Uma vez que ele sabe o curso que quer e a nota de corte para a aprovação, ele consegue avaliar se está abaixo ou acima da nota necessária e sabe o que precisa ser feito para evoluir".

O professor também explica que a realização de simulados desenvolve as três habilidades que o vestibulando precisa ter: conhecimento, agilidade e chute consciente. "Conhecendo a estrutura da prova, o aluno pode estudar os assuntos mais pertinentes, obtendo conhecimento. Acostumando-se com o tempo, ele desenvolve agilidade para conseguir solucionar as questões dentro do prazo. E, uma vez que tenha realizado uma prova consistente, terá mais sabedoria para chutar o que não souber, criando maiores probabilidades de acerto", esclarece.

Gnoatto destaca que todos os testes são aplicados conforme as provas reais, respeitando tempo, construção de questões, regras e correção, trazendo a maior similaridade possível para o estudante. Para uma análise mais efetiva dos resultados do simulado, neste ano, o Curso Positivo está disponibilizando aos alunos a resolução das questões de todos os testes em vídeo. "Alguns dias após o resultado das provas, os vestibulandos poderão acessar em nosso site a resolução de cada questão, feita por nossos professores e gravada em vídeo", conta Gnoatto. "Assim, o aprendizado estará completo com maior eficácia e praticidade".



Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (PR) e uma em Joinville (SC) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino, da Editora Positivo, que fornece sistemas de ensino de vanguarda para escolas públicas e particulares, atingindo atualmente cerca de 1 milhão de alunos no Brasil e no Japão.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.