RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2018 - Horário 12:41

Right to Repair garante a liberdade de escolha dos consumidores europeus na hora do conserto do carro
Negócio / Enquanto no Brasil a discussão sobre a propriedade intelectual e o direito das fabricantes independentes está movimentando o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), nos mercados internacionais a questão já evoluiu a favor da livre concorrência, priorizando o direito de escolha do consumidor, em países como Itália, Hungria, Irlanda, Polônia, Espanha e Inglaterra.

"O comércio saudável promove a estruturação econômica mantendo a concorrência. Dessa forma, é possível que o mercado se autorregule, já que o equilíbrio dos preços decorre da oferta e da procura", diz Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape (Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças).

O avanço internacional na questão tem grande influência do movimento mundial conhecido como "Right to Repair" (direito de consertar) no qual, apesar das particularidades e legislações de cada país, todos defendem o direito da livre escolha do consumidor. Graças ao movimento, a comunidade europeia conquistou direitos importantes como a utilização das peças similares na reposição (fabricadas por empresas idôneas que garantam a qualidade dos produtos assim como as originais) e a manutenção dos veículos em oficinas independentes, mesmo se o prazo de garantia oferecido pelo fabricante ainda estiver em vigor.

A livre concorrência garante ao cliente escolher o melhor custo x benefício e avaliar todas as opções disponíveis. "As empresas que buscam o monopólio do setor querem garantir o domínio dos preços, deixando a população refém de suas práticas comerciais, muitas vezes abusivas. Outra questão importante é o desabastecimento, que no caso da limitação do mercado muitos carros podem ficar meses parados esperando a peça necessária", conta Monteiro.

No Brasil, as fabricantes independentes de autopeças estão em atuação há mais de 50 anos. São empresas idôneas que disponibilizam peças com marca própria e procedência confiável oferecendo aos consumidores itens de qualidade a um valor justo.

Website: http://www.anfape.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.