RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2018 - Horário 9:02

É possível empreender com pouco dinheiro?
Negócio / Trabalhar com o próprio negócio é o desejo de cada vez mais brasileiros. No entanto, a maioria das pessoas acredita que para empreender é preciso um grande aporte financeiro. Mas esse nem sempre é o caso. Dependendo do setor escolhido e, principalmente, das estratégias de marketing e negócios selecionadas, é possível começar com pouco. Além de elaborar estratégias eficientes, o empreendedor também precisa contar com algumas características em si: ousadia, criatividade e proatividade são essenciais para todos que buscam ser donos do próprio negócio.

Reduzindo os custos

Para empreender com pouco dinheiro, é necessário equilibrar muito bem as contas. "É preciso acompanhar os números de perto, e com frequência", destaca Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/), que atua no mercado há 60 anos. "Quanto mais monitoramento, mais simples é identificar problemas e criar soluções de maneira dinâmica. Se o acompanhamento não é feito, pode ser que o empreendedor passe muito mais tempo perdendo dinheiro com ações não efetivas", completa.

Alguns exemplos de como reduzir o investimento necessário para começar a empreender, segundo o empresário:

· Comece com negócios baseados na web. Eles não exigem custos com aluguel, reformas e decoração;
· Trabalhar com produtos digitais, como e-books e software, elimina custos de estoque e envio;
· O sistema de vendas diretas, como em produtos por catálogos também costuma a ser mais barato;
· Escolha as ações de marketing certas. Não é preciso investir rios de dinheiro para que o marketing seja efetivo. Para começar, anúncios no Google ou Facebook, cartões de visita e flyers são o suficiente;

Calculando o investimento

Antes de começar a empreender, é preciso saber com detalhes quanto capital está disponível, quanto será gasto e qual será o retorno. É importante que o empreendedor não deixe de considerar que precisará de capital de giro e que o retorno pode demorar algum tempo para alcançar os valores projetados.

"Para não ser pego de surpresa, é interessante verificar em sites como o SEBRAE ou revistas especializadas em negócios o quanto precisa ser investido no tipo de negócio escolhido", constata Eskenazi. Segundo ele, esses locais também explicam sobre as possibilidades de retorno e o que o empreendedor pode esperar do modelo de negócio. Esse tipo de informação é extremamente valiosa para a fase mais importante de empreender, o planejamento.

Garantindo a receita

Para manter a saúde financeira de qualquer tipo de negócio, é preciso captar e fidelizar clientes. Contar com clientes que sempre voltam é normalmente o fator responsável por manter os negócios no azul, mesmo em tempos de crise. Para fidelizar, é preciso pensar na divulgação valores da marca, no seu fortalecimento com o público e em tornar a experiência do cliente única e agradável. Algumas estratégias muito usadas incluem:

· Seleção de um nicho de mercado específico;
· Elaboração de programas de vantagens com cartão fidelidade e promoções para clientes frequentes;
· Divulgação dos valores da empresa através de informativos e outras comunicações visuais;
· Reforço da identidade na decoração da loja ou design do site;
· Campanhas de estreitamento de relações com o cliente através de e-mails, redes sociais e até mesmo cartas e bilhetes incluídos no envio de produtos.

Ideias de negócios que exigem baixo investimento inicial

Não faltam exemplos de negócios que não exigem um investimento inicial muito alto. Com criatividade, é possível encontrar nichos não explorados ou aproveitar as maiores tendências de negócios para 2018. A seguir, alguns exemplos de empreendimentos de baixo investimento:

· Venda de bolos e doces;
· Comida artesanal;
· Aulas particulares;
· Cuidadores de animais;
· Sabonetes e óleos artesanais;
· Cuidador de idosos;
· Reparo de móveis;
· Reparo de bicicleta;
· Limpeza de estofados ou quintais;
· Planejador de eventos;
· Fotógrafo de pets;
· Lavanderia com entrega à domicílio;
· Lojas online;
· Produtos virtuais;
· Redes de conexão de profissionais liberais com clientes;
· Serviço de consertos domésticos;
· Costura e conserto de roupas.

Saiba mais

É importante incluir o marketing promocional em qualquer negócio. Entre outras ações, ele consiste em material de papelaria personalizado, como flyers, banners e cartões de visitas, importantes para a divulgação de qualquer negócio.

Para imprimir esse tipo de material, o empreendedor deve procurar por uma gráfica sólida no mercado, que proporcione qualidade e preço bom, como a Gráfica Eskenazi. Atualmente, a empresa expandiu a sua atuação para web, através de sua Gráfica Online , uma plataforma de vendas online simples de usar, de rápida entrega e preços competitivos. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.


Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br.
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