RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2018 - Horário 14:43

Revista RI completa 20 anos no mercado brasileiro
Mídias / A Revista RI comemora nesta edição, de março de 2018, seu vigésimo aniversário e se consolida como a publicação mais longeva voltada para o mercado de capitais brasileiro. São 219 edições ininterruptas ao longo de sua história. Nascida em março de 1998 com o objetivo de fomentar as melhores práticas de relações com investidores, ela é hoje o principal fórum de discussão do segmento, apresentando pontos de vistas diferentes das entidades sobre como desenvolver o mercado, que se mostra pronto para ser a principal fonte de recursos para as empresas e projetos de infraestrutura em um momento de retomada da economia.

"A revista sempre teve uma sessão dedicada ao IBRI para divulgar as iniciativas do instituto. Com o passar do tempo, fomos abrindo espaços para outras entidades como a ABRASCA, APIMEC e AMEC. A ideia é que consigamos abrir para outras entidades", afirma o editor da Revista RI, Ronnie Nogueira. A primeira edição, que tinha como o tema o "A importância da prática de um bom Disclosure", contava com apenas 16 páginas. Havia, na época, o receio de que o assunto se esgotasse a partir da quinta ou sexta edição. Mas ocorreu exatamente o contrário. Os temas foram progressivamente crescendo e sendo diversificados, até a revista ficar hoje, em média, cinco vezes maior.

Desenvolvida junto com Ronaldo Nogueira e William F. Mahoney, a revista nasceu da visão de que era necessário estimular no Brasil o conhecimento sobre a importância da atividade e do profissional de Relações com Investidores (RI). "Naquela época, os diretores financeiros acumulavam "em tese" essa função. Não havia de fato profissionais dedicados ao relacionamento com os investidores. Foi então que o IBRI foi criado. A revista nasceu logo em seguida, de forma independente, com o objetivo de disseminar essas ideias", diz.

Ao longo dos anos, inúmeros acontecimentos impactaram o mercado brasileiro e mundial. Os períodos de contração e expansão do mercado levaram a ajustes das publicações voltadas ao setor, mas não inibiu a missão da Revista RI. "Ajustar-se aos novos tempos não tem sido tarefa fácil para diferentes revistas, seja pela diminuição de interesse específico na pauta das publicações, ou pela concorrência cada vez maior dos meios digitais. O nicho ocupado pela Revista RI não podia ser descontinuado", diz o ex-presidente da CVM, Roberto Teixeira da Costa.

Nesta edição especial de aniversário apresenta uma compilação dos principais artigos publicados nos últimos vinte anos, que contribuíram firmemente para a disseminação das melhores práticas de Relações com Investidores junto às empresas e profissionais de RI. A publicação começa a circular nesta sexta-feira e já pode ser conferida em sua versão digital no site www.revistari.com.br.

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.