RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2018 - Horário 16:37

CEO conta em livro como mudou a si próprio e a gestão de empresa "referência” nos EUA
Negócio / O Lean Institute Brasil está lançando o livro "O trabalho da gestão", escrito pelo empresário e CEO norte-americano Jim Lancaster. O autor conta como trabalhou, durante 20 anos, numa radical transformação da gestão em sua empresa, a Lantech, uma indústria de máquinas dos EUA, com unidades também na China, na Austrália e na Holanda, que fornece equipamentos a gigantes como Procter & Gamble, Nestlé e Pepsi e que tem vendas anuais acima de 130 milhões de dólares.

O CEO narra, em detalhes, o processo de transformação da gestão que ocorreu com a adoção do sistema lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota. Num texto em primeira pessoa, de forte cunho testemunhal, ele conta, por exemplo, como abandonou a típica liderança tradicional, que administra organizações a distância, dos escritórios e das salas de reuniões, e passou a se envolver, todos os dias, pessoalmente, em todos os processos de transformação da gestão.

"São raros os CEOs que contam detalhes de suas rotinas. Diferente disso, Jim Lancaster foi humilde o suficiente para superar a autopromoção típica dos egos inflados dos presidentes de empresas. Ele preferiu contar suas experiências e aprendizados que obteve ao ir cotidianamente os locais onde ocorre a criação de valor para ajudar a transformar a gestão da sua companhia. Isso faz com que este livro seja uma exceção nesse universo em que as altas lideranças se mostram distantes das operações que ocorrem nas organizações", resumiu o professor José Roberto Ferro, fundador e presidente do Conselho Estratégico do Lean Institute Brasil, entidade sem fins lucrativos de São Paulo (SP) que há cerca de 20 anos trabalha para disseminar o sistema lean no país.

Em testemunhos reveladores, o autor explica como superou o estilo de liderança tradicional e o quanto isso foi importante para transformar a empresa, por exemplo, quando passou a se envolver, pessoalmente, no trabalho nas linhas de produção, para enxergar problemas e encontrar soluções.

"Enquanto 2009 tornava-se 2010, eu continuava fazendo caminhadas de revisão todos os dias. Eu andava pelos mesmos lugares, conversava com as mesmas pessoas, faziam as mesmas perguntas por 90 ou 120 minutos todas as manhãs. Se alguma vez eu tinha pensado que ser um CEO era glamoroso, esses anos certamente tiraram essa noção de mim", narrou o CEO num trecho do livro.

O autor conta na obra detalhes dessa transformação pessoal, incluindo a ajuda que teve, nesse processo, de um "coach", Bob Morgan, que "desafiava" o estilo de liderança tradicional do CEO. "Perguntei ao Bob quem faria meu trabalho enquanto eu estava no chão de fábrica. Ele disse: "que trabalho? Você quer dizer ir para todas aquelas reuniões que você diz serem úteis?"", contou o autor em outro trecho da obra.

Lancaster também narra em detalhes como a empresa implementou um dos principais conceitos do sistema lean: o gerenciamento diário.

Segundo Robson Gouveia, gerente de Projetos do Lean Institute Brasil e especialista no tema, trata-se de uma ferramenta que permite às lideranças acompanharem, cotidianamente, no local de trabalho, como estão evoluindo os processos, os principais indicadores e suas entregas.

"É a prática diária de verificar se tudo está ocorrendo como fora pensado no planejamento estratégico. Se os resultados esperados estão sendo atingidos. E, caso contrário, quais são os problemas e como resolvê-los da forma correta", resumiu Gouveia.

Além de narrar a transformação de gestão da Lantech, o autor também contabilizou os resultados que obteve com isso. Ele conta que depois de mais de 20 anos de mudanças, obteve, no verão de 2016, seu trimestre mais rentável desde que a empresa fora fundada em 1972, e que a companhia passou a ter seguidos aumentos anuais de rentabilidade entre 25% e 27%. Isso sem falar nas lições apreendidas: "Um bom sistema não depende de processos incontroláveis para se manter imutável. Um sistema de gestão robusto reconhece a existência do aleatório, da variação infinita e leva as pessoas a consertarem os problemas que aparecem em nossos processos todos os dias", resumiu Lancaster.

Para Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil, o case narrado no livro é a prova de que é possível tornar uma organização mais competitiva sem que, para isso, seja necessário baratear mão de obra ou sufocar funcionários e fornecedores, como é de praxe em companhias tradicionais. "Sem precisar disso, a empresa diminuiu custos, aumentou qualidade e melhorou competitividade mudando a gestão: modificando a postura dos líderes, encontrando e resolvendo problemas diariamente", acentuou.

A empresa narrada no livro, a Lantech, ficou conhecida mundialmente por ter sido uma das primeiras companhias ocidentais do mundo a adotar o sistema lean. Foi no início da década de 90 que ela começou a implementar os "kaizens blitz" ou "semanas kaizens", práticas que promovem melhorias rápidas em processos produtivos, um dos principais conceitos da Toyota. Com isso, obteve milhões de dólares em economia e se tornou referência mundial na adoção desse sistema.

Tanto que esse case foi descrito em artigos, por exemplo, na conceituada revista Harvard Business Review, e também num capítulo inteiro do livro "A mentalidade enxuta nas empresas", de 1996, best-seller de James Womack e Daniel Jones, dois dos pesquisadores que revelaram ao mundo, desde a década de 80, que a Toyota havia desenvolvido um novo modelo de gestão.

Mas após os primeiros resultados desse início de adoção do sistema lean, os líderes da Lantech perceberam que os kaizens pontuais já não eram suficientes. O livro conta, então, como ocorreu o aprofundamento da gestão lean, numa segunda fase de transformação.

"Muitas empresas, inclusive várias brasileiras, seguiram esse mesmo caminho, a de fazer kaizens pontuais, que geravam bons retornos iniciais. Mas elas não conseguiam sustentar os resultados em médio prazo. Este livro mostra como a Lantech conseguiu evoluir da prática de fazer melhorias pontuais para uma gestão lean que visa a melhoria contínua em toda a companhia", resumiu o professor Ferro.

Website: https://www.leanshop.com.br/
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