RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2018 - Horário 15:23

Como é criada uma identidade visual corporativa?
Negócio / Ter uma identidade visual sólida e moderna é essencial em uma era de alto fluxo de informações e mensagens, já que é por meio dela que o público-alvo irá reconhecer determinada marca e criar relações de identificação com ela. Conhecida como o logo, padrão de cores, fontes e imagens que determina as regras de criação de uma determinada empresa, a identidade visual deve ser elaborada com cautela e profundidade para que se torne uma aliada da empresa em comunicar sobre sua atuação, seus produtos, serviços e valores.

"Cada empresa possui uma série de preocupações, focos e diferenciais. É isso que influencia a decisão do consumidor em comprar ou fazer uso de seus serviços, criação uma relação de identificação e de apreço para com a marca", afirma Gilnei Silva, fundador do estúdio homônimo de desenvolvimento de branding e design de identidades visuais corporativas.

A elaboração da identidade visual, dessa forma, extrapola a estética e parte para um campo mais complexo de criação, já que considera toda a mensagem ideológica que a marca quer transmitir. Ou seja, o design apresentado não é somente uma composição gráfica, mas o reflexo da imagem que a empresa quer levar para seus consumidores e para todo o público. O branding, que representa a gestão da marca, deve inspirar e conduzir a construção da identidade visual e todos os seus elementos.

Para garantir a qualidade desse material, segundo Silva, a elaboração da identidade visual baseia-se em quatro etapas essenciais. Confira:

Imersão

Conhecer a marca é fundamental para a criação de sua identidade visual. A história, os valores, a missão e a atuação de uma empresa são elementos que compõe todo o seu panorama e que devem influenciar diretamente a concepção da identidade visual.

Por isso, a primeira etapa é conhecida como imersão - ou seja, o momento no qual o estrategista de marca e designer entram na empresa e com o uso de ferramentas de branding alinham marca e negócio. Esse processo envolve tanto os objetivos de negócio, pesquisa geral sobre a marca quanto o conhecimento de suas atividades e de seus personagens.

No caso de reformulação da identidade visual, é preciso que a imersão permita o entendimento tanto da imagem antiga quanto daquele que se pretende transmitir na nova criação.

Análise

Tendo em mãos todo o material possível sobre a marca, é hora do time de criação da identidade visual considerar quais os pontos focais da empresa e como eles devem ser articulados para expressar eficientemente a mensagem da marca. É nesse momento a estratégia de marcas e o design se integram , já que é preciso articular um padrão estético ao mote ideológico que embasa a marca. Esse brainstorming deve ainda considerar os objetivos atuais da marca e perceber suas conexões com o que a empresa já possui ou realiza.

Concepção

A terceira etapa da criação de uma identidade visual é o momento em que as ideias saem do papel e começam a tomar forma. A criação ou reestruturação do logotipo, a escolha da paleta de cores, padrões tipográficos.

Esse processo é geralmente é executado com rascunhos em papel feito por designers, tornando-se a base estrutural de tudo o que será desenvolvido a seguir do ponto de vista gráfico e comunicacional.

Modelagem

Quando a identidade visual já foi concebida, é preciso começar a pensar a aplicação prática dessa criação. Peças gráficas e papelaria personalizada começam a receber o padrão desenvolvido na concepção e tornam-se as peças amostrais do projeto da identidade visual. Para permitir um entendimento mais aprofundado, é possível que até mesmo materiais mais específicos, como anúncios e vídeos, sejam apresentados.

Saiba mais

O Estúdio Gilnei Silva é focado no desenvolvimento de identidades visuais para empresas de todos os portes com projetos sempre alinhados ao branding, atuando em parceria com outras empresas para elaborar projetos complexos e amplos. O diferencial da empresa está na cocriação com os clientes, que garante maior participação dos diretores da marca no processo de elaboração e, consequentemente, um resultado final alinhado com os objetivos finais do negócio. Confira mais informações no site: www.gilneisilva.com "http://gilneisilva.com/".

Website: http://www.gilneisilva.com
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