RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2018 - Horário 15:22

Consumidores europeus escolhem livremente quais peças utilizar no conserto do automóvel
Governo / Na hora de decidir entre uma peça de reposição original ou uma similar, o mercado internacional prioriza o direito do consumidor, que pode escolher entre as fabricantes independentes de autopeças ou as montadoras. Itália, Hungria, Irlanda, Polônia, Espanha e Inglaterra estão entre os países que evoluíram a favor da livre concorrência, compartilhando desta decisão.

O avanço internacional na questão tem grande influência do movimento mundial conhecido como "Right to Repair" (direito de consertar) no qual, apesar das particularidades e legislações de cada país, todos defendem o direito da livre escolha do consumidor. Graças ao movimento, a comunidade europeia conquistou direitos importantes como a utilização das peças similares na reposição (fabricadas por empresas idôneas que garantam a qualidade dos produtos assim como as originais) e a manutenção dos veículos em oficinas independentes, mesmo se o prazo de garantia oferecido pelo fabricante ainda estiver em vigor.

A livre concorrência garante ao cliente escolher o melhor custo x benefício e avaliar todas as opções disponíveis. "A população não pode ficar refém das práticas comerciais de empresas que buscam determinar os preços muitas vezes abusivos. A liberdade de escolha é um direito do consumidor e não pode ser utilizada como ferramenta de busca pelo poder comercial", conta Roberto Monteiro, diretor executivo da ANFAPE - Associação Nacional das Fabricantes de Autopeças.

As fabricantes independentes de autopeças são empresas idôneas que disponibilizam peças com marca própria e procedência confiável oferecendo aos consumidores itens de qualidade a um valor justo. Um mercado sem restrições possibilita ao consumidor avaliar qual a melhor opção para o seu veículo, considerando as diversas opções disponíveis. "O comércio saudável promove a estruturação econômica mantendo a concorrência. Dessa forma, é possível que o mercado se autorregule, já que o equilíbrio dos preços decorre da oferta e da procura", afirma Monteiro.

Sobre a Anfape - www.anfape.org.br

A Anfape - Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil. Desde a sua constituição, em 2007, a entidade buscou reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valiam do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dava por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.