Tecnologia /
Com base no sucesso da campanha “Nós Ligamos” (We Care) do México, as
operadoras da região, com o apoio da GSMA e da Agência Nacional de
Telecomunicações (ANATEL) mexicana, lançaram hoje uma nova iniciativa
Nós Ligamos com o objetivo de eliminar a lacuna digital de gênero. As
operadoras de telefonia móvel AT&T, Telcel e Telefónica Movistar
trabalharão juntas para promover a igualdade de gênero e o empoderamento
de meninas e mulheres em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da ONU.
A nova iniciativa Nós Ligamos foi revelada hoje no evento “Contribuições
do Setor de Telefonia Móvel para a Agenda Digital do México”, onde
líderes do setor digital local apresentaram sua visão estratégica e
recomendações de políticas às equipes TIC (tecnologia da informação e
comunicação) dos candidatos à presidência do México. O documento, “O que
deve incluir a política pública do próximo presidente para integrar
plenamente o México à economia digital?”1 resume o conjunto
de propostas políticas para o próximo presidente mexicano.
“Temos orgulho de estar trabalhando por todo o setor de telefonia móvel
no México para solucionar a importante questão da igualdade de gênero”,
disse Sebastián Cabello, diretor da América Latina, GSMA. “O setor móvel
pode criar impactos positivos para as mulheres ao proporcionar uma base
sólida através da educação, oferecer oportunidades de emprego e carreira
e conectá-las a recursos essenciais e serviços de apoio. Está claro que
quando as mulheres prosperam, as sociedades, as empresas e as economias
prosperam.”
Nós
Ligamos México foi lançada primeiro em fevereiro de 2015, com uma
promessa das operadoras de telefonia móvel do país de combater o roubo
de celulares, proteger crianças, apoiar cidadãos com deficiências e
preservar o meio ambiente. Um ano depois, em maio de 2016, as operadoras
lançaram outras iniciativas com foco na prevenção e resposta a desastres
naturais, assim como na implementação do número de emergência nacional
911.
Na mais recente iniciativa Nós Ligamos, as operadoras móveis do México
se comprometeram a contribuir com o ODS 5 (Igualdade de Gênero) ao:
-
Encorajar mulheres jovens a buscar a educação e carreiras em ciência,
tecnologia, engenharia e matemática (STEM);
-
Incorporar a perspectiva de gênero nos mais altos níveis de liderança,
promovendo o avanço de carreira das mulheres no mundo corporativo; e
-
Contribuir com a experiência do setor de telefonia móvel no México
para o diálogo do Women 20 (W20) para ajudar a eliminar a lacuna
digital de gênero em uma base global.
Como presidente de tópicos do Women 20 (W20), a GSMA ajudará a liderar o
debate no período que antecede a cúpula do G20 Argentina 2018, que
acontecerá em Buenos Aires, de 30 de novembro a 1o de dezembro de 2018.
Isso inclui a criação de fóruns de diálogo com organizações
internacionais e especialistas para ajudar a redigir as recomendações do
W20 e influenciar os grupos de tomada de decisão no G20 a levar a cabo
políticas voltadas para a igualdade de gênero. Alcançar a igualdade
através da inclusão digital é um dos quatro objetivos estratégicos do
W20, juntamente com a inclusão laboral, a inclusão financeira e o
desenvolvimento rural.
“A tecnologia não diferencia o gênero, mas pode nos ajudar a construir
sociedades mais igualitárias nas oportunidades que ela oferece às
mulheres. A ANATEL está empenhada em promover a igualdade de gênero e a
inclusão digital e tudo será feito para posicionar esta questão no topo
da agenda do governo que será eleito neste verão”, disse Gabriel
Székely, diretor geral da ANATEL.
“Para a AT&T, a inclusão e a diversidade são mais do que uma ideia. Eles
são quem somos e o que motiva a nossa inovação. Estamos empenhados em
continuar a capacitar meninas e mulheres a trabalhar e ter sucesso nos
campos STEM. Isso nos permitirá ajudar a eliminar a lacuna digital no
México. Temos a responsabilidade de desenvolver o talento,
independentemente do gênero, raça ou religião, para acelerar as
economias e proporcionar conectividade às pessoas neste país”, disse
Kelly King, diretor executivo da AT&T no México.
“Nosso objetivo é ser um catalisador para o desenvolvimento e inclusão
em todos os países em que operamos. Por mais de 28 anos, temos
trabalhado para eliminar a lacuna digital através de serviços
inovadores, como uma ferramenta para promover o desenvolvimento social e
econômico. Na Telcel, acreditamos que conectividade significa
capacitação e é por isso que celebramos a campanha Nós Ligamos - a
tecnologia é um importante facilitador para a igualdade dos gêneros”,
disse Patricia Hevia, diretora comercial da Telcel.
“A participação ativa das mulheres nos setores de inovação e tecnologia
é essencial para o desenvolvimento de um país. É por isso que apoiamos
programas que capacitam meninas e mulheres mexicanas e promovem a sua
inclusão e liderança, com oportunidades iguais em nossa indústria. Está
no DNA da Telefónica ter mulheres na tomada de decisões da empresa, por
isso incentivamos todas as iniciativas que inspiram meninas e mulheres a
buscar a educação e carreiras em ciência e tecnologia”, disse Carlos
Morales Paulín, diretor executivo da Telefónica Movistar México.
Ressaltando o compromisso do setor de telefonia móvel com os ODS, a
campanha GSMA Nós Ligamos é uma iniciativa das principais operadoras de
telefonia móvel da região para garantir que todos os usuários possam
aproveitar os benefícios que alteram vidas da tecnologia móvel em um
ambiente seguro e protegido. Para conseguir isso, as operadoras uniram
forças para assumir uma série de compromissos em todos os países da
região, onde telefones celulares e redes podem oferecer soluções para
problemas sociais. A campanha Nós Ligamos foi lançada na Argentina,
Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana,
Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e
Peru, e vamos continuar a expandir por toda a região.
-FIM-
1. www.gsma.com/latinamerica/mexico-digital-platforms.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo,
unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema
móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos,
empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de
Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A
GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World
Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das
Américas e conferências do Mobile 360 Series.
Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com.
Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180515006777/pt/
Contato:
GSMA
Mauro Accurso
+5491132519811
maccurso@gsma.com
ou
Assessoria
de Imprensa da GSMA
press@gsma.com
Fonte: BUSINESS WIRE