RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2018 - Horário 13:41

Faturamento do setor de franquias cresce 5,1% no primeiro trimestre
Negócio /

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que no primeiro trimestre deste ano, a receita do setor de franquias registrou um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões).

"Frente ao atual cenário da economia brasileira, consideramos este desempenho positivo, pois foi registrado em um período de inflação muito baixa - ao contrário do primeiro trimestre de 2017 - e de início da recuperação de uma das mais longas crises que o País já viveu. O mercado de franquias continua a investir na eficiência de suas operações, no desenvolvimento de formatos mais enxutos e na busca de novos mercados, canais de venda e públicos como forma de manter seu desenvolvimento. A inovação, especialmente a incremental, também tem um papel importante e tende a se fazer mais presente nos próximos anos", afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

A ABF destacou também o crescimento de 6,6% no segmento de franquias de alimentação e segundo o ranking das 50 maiores franquias no Brasil, há anos este segmento mantém um número extremamente alto comparado aos outros ramos.

Segundo Reinaldo Zanon, CEO do Grupo Zanon - Holding de Franquias, que é detentor de várias marcas em diversos segmentos, o ramo de alimentação vem apresentando um aumento de receita em ritmo constante, em virtude, do hábito do brasileiro de se alimentar fora de casa e das constantes ações de comunicação para atrair o consumidor.

Em meio a tantas possibilidades de empreender, como bares, restaurantes e outros modelos dentro do ramo de alimentação, Reinaldo fala um pouco a respeito de uma das marcas do Grupo Zanon, a franquia Los Mex - a maior rede de comida mexicana do Brasil: "Com a Los Mex tivemos como intuito criar várias modalidades de franquias para adequar aos diferentes perfis de empreendedores. Com investimento a partir R$ 80 mil reais, temos o Modelo de Food-Truck, onde o franqueado pode se deslocar para onde existe o movimento, por exemplo, porta de faculdade, shows e se quiser até passar uma temporada na praia. Temos os Containers, um sistema enxuto onde o franqueado pode se instalar em um Food-Park, o que está em grande crescimento, o modelo Express para shoppings e também o modelo Standard que acomoda em torno de 100 pessoas."

A Los Mex possui um modelo diferente das outras marcas de mexicano. A comida mexicana é muito apimentada e, devido a este fato, a franquia adaptou a comida para o paladar brasileiro. Com o sabor irresistível e diferenciado, o restaurante foi premiado diversas vezes, como por exemplo: Selo Ouro no ano de 2012, Selo Diamante no ano de 2013 e a Medalha de Honra ao Mérito da Academia Brasileira, sendo posicionado no ranking das 100 melhores gastronomias do Brasil.

Caso tenha interesse em conhecer melhor a franquia Los Mex, acesse: www.losmex.com.br/franquia



Website: http://www.losmex.com.br/franquia
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.