RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2018 - Horário 17:47

Empreendedora foca em público feminino para inovar o mercado fitness em Palmas
Negócio /

O sonho de ser dono do próprio negócio permeia a vida de muitos brasileiros e não é por acaso. Uma pesquisa lançada pela Startup Expert Market em 2017 aponta que somos o quinto pais com maior vocação empreendedora. Os dados levantados na pesquisa refletem que, apesar da reconhecida dificuldade para se abrir uma empresa no Brasil, existe um significativo nível de aceitação do risco e aumento crescente no volume de negócios nascentes.

Entretanto, o protagonismo desses casos de sucesso ainda está muito restrito aos grandes centros urbanos. Narrativas muito similares e incapazes de tratar um fenômeno complexo no cenário plural que o país oferece. Há quem concorde que empreendedorismo não se ensina,  vivencia-se. Mas há um consenso de que uma das formas de aprender e construir uma mentalidade empreendedora está intimamente ligada a ouvir e assimilar as vivências de quem já está empreendendo. Entretanto, essa latente lacuna de discursos diversificados, pode contribuir de maneira negativa para compreender esse fenômeno.  

Um exemplo que vai contra essa corrente e ilustra esse ponto é o caso da empreendedora Cheila Naves de Palmas-TO. Primeiro pelo simples fato de ser uma mulher com um negócio fora do eixo sul-sudeste e, também, pela escolha do público-alvo focado exclusivamente em mulheres para um nicho reconhecidamente muito promissor: saúde, beleza e bem-estar. Cheila Naves está há cinco anos no comando da Femine Fitness center, uma academia exclusiva para mulheres.

Esse modelo de negócio já perpetuado e até um pouco desgastado em outros países, recebe uma versão adaptada pelo olhar criativo dessa empreendedora que cria um diferencial de mercado descolado das versões importadas e consegue entregar uma proposta de valor agregado muito maior que os modelos que a inspiraram.   

Fizemos algumas perguntas a essa empreendedora para entender um pouco sobre suas motivações, visão estratégica e conselhos que ela pode passar para novas empreendedoras:

P: Conte-nos um pouco sobre sua origem, experiências profissionais e pessoas que levaram você a empreender no ramo fitness.

Cheila Naves: Sou casada, mãe de três filhas, cristã e professora Doutora do Instituto Federal do Tocantins - IFTO.  Fui a primeira coordenadora do projeto social internacional Brasil - Canadá que trabalhava com mulheres em estado de vulnerabilidade. Sempre me empenhei nessa questão da mulher e, por esse interesse, tinha como propósito ser uma pessoa que fizesse a diferença no mundo somado com um desejo enorme de empreender.

Hoje sou empresária e proprietária da Femine Fitness center, uma academia exclusivamente feminina e que é única em Palmas.  Consegui, com isso, conciliar minha vocação de atuação junto as mulheres com a vontade de trazer alguma transformação real. Na Femine temos isso como norte: ser mais que uma academia. Movimentar o corpo, as vidas e transformar positivamente o comportamento das mulheres.

P: O público feminino é o grande alvo das empresas, principalmente as do ramo cosmético e de moda, como é o público que malha na Femine?

Cheila Naves: O público da academia Femine é formado por mulheres de todas as idades. Temos alunas de 15 a 70 anos. Sendo que 60% das nossas alunas são mães na faixa etária entre 30 a 45 anos que trabalham e buscam um lugar onde se sintam bem, mas que não abrem mão dos resultados.

P: Quando você construiu o conceito da Femine Fitness Center, quais foram seus pilares e quais exemplos você não quis seguir para o teu negócio?

Cheila Naves: Sempre quis uma empresa que as pessoas quisessem ir por se sentissem acolhidas e que as relações humanas fossem superiores as comerciais. Malhava em alguns lugares e achava o ambiente frio, hostil, não me sentia acolhida e não criava vínculos. Com o fenômeno das franquias de academias populares, apesar do acesso mais democrático, houve de maneira ainda mais latente essa pasteurização do ambiente.

Eu apostei justamente no cenário inverso para minhas clientes. A femine Fitness center é um lugar onde elas querem voltar porque sentem que cuidamos delas e, por isso, são especiais. Conseguimos criar uma experiência que torna o momento das atividades físicas em algo maior, uma vez que elas esquecem o mundo lá fora.

O segredo disso está no investimento na minha equipe, faço o possível para que tenham prazer de trabalhar na Femine. Somente por eles conseguimos criar um lugar onde as alunas tenham o prazer de estar. O acolhimento ao cliente é consequência do acolhimento que o empreendedor dá ao seu time, não adianta formatar isso num roteiro. Vem naturalmente.

P: Antes de empreender de fato, você optou pelo modelo de franquia no mesmo mercado em que atua. O que motivou essa troca e quais foram os aprendizados durante esse período?  

Cheila Naves: Eu busquei uma franquia porque ainda não tinha experiência no ramo empresarial, pois vinha do serviço público. Como não sou formada na área escolhida, precisava desse suporte que as franquias proporcionam. Porém, no meu caso, posso dizer que ser franqueada me limitava muito. Eu tinha vontade de implantar coisas novas, novas modalidades, novos projetos, mas eu não tinha essa liberdade. Algumas vezes as franquias não conhecem a realidade e a cultura local.  

P: Conte um pouco sobre a importância de parcerias que você realiza entre os empreendedores locais para fortalecimento de marca.

Cheila Naves: Sempre busco realizar parcerias com empresas que atuem no ramo feminino ou que tenham finalidades afins. Isso fortalece a marca da Femine e agrega o conceito que busco - que é ser muito mais que uma academia, ser um espaço feminino -  e amplia nossos relacionamentos locais, pois atrai mulheres para esses eventos que talvez nunca teriam vindo até aqui na Femine e que podem ser futuras alunas. Para os parceiros também é muito interessante trabalhar nesse formato. Todos saem ganhando. O poder de empreendedores juntos, construindo sinergias, é enorme. Tenha uma rede de empreendedores da sua cidade, faça grupos no WhatsApp, com o tempo esse será um dos seus maiores ativos empresariais.

P: Empreendedora de academia também malha? Como conseguir gerenciar o tempo entre a empresa, vida pessoal e familiar?

Cheila Naves: Malha, corre, faz o programa de emagrecimento, realiza os protocolos estéticos. Busco estar bem fisicamente e emocionalmente. Sempre falo para minhas clientes e equipe que sou o produto do produto, não posso vender algo que não utilizo. Sou a minha primeira cliente e, antes de mais nada, sou mãe e esposa.

P: Quais são seus planos futuros para a Femine Fitness Center?

Cheila Naves: Consolidar a marca e ampliar os produtos oferecidos. Existem planos de expansão da estrutura física e das parcerias. A médio prazo, meu sonho é  levar o conceito Femine para outras cidades do Estado. Já recebi convite para abrir em Gurupi, cidade há 280 km de Palmas, uma filial da Femine. Isso pra mim é a maior resposta de que o conceito é esse. Mas tudo está sendo analisado com muita cautela. Quero crescer, mas sempre busco fazer tudo como muito planejamento e zelo pelo conceito Femine.

P: Deixe seu recado para outras mulheres que também queiram empreender no mercado feminino.

Cheila Naves: O mercado feminino é um dos mais exigentes e desafiadores. A mulher gosta e busca novidades, isso nos obriga inovar a cada dia. Quem consegue captar isso, vai perceber que é um público muito fiel e que não mede esforços para consumir, principalmente quando esse produto de consumo tem a ver com sua autoestima. A mulher nunca vai deixar de se cuidar, buscar a melhoria da forma física, da saúde e da estética. Escolha um segmento que você se encontre para atender esse público, pois o lado sensitivo feminino não falha. Somos consumidoras muito astutas e sabemos diferenciar quem tem ou não propósito.



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