RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2018 - Horário 15:31

Empreender através do sistema de franquias ou por conta própria?
Negócio /

O setor de franquias no Brasil, apresenta anualmente crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no primeiro trimestre de 2018, o setor apresentou aumento de 5,1% no faturamento, em comparação ao mesmo período no ano de 2017. A ABF é orgão responsável que baliza e regulamenta o sistema de franquias no país, disseminando as boas práticas do franchising sério e do bem.

Em um mercado altamente competitivo, descobrir um negócio inovador é cada vez mais difícil. Muitos empreendedores já se depararam com essa cena, afinal o processo de empreender requer muito jogo de cintura e assertividade. Neste cenário, o franchising se mostra uma boa opção – uma estratégia ou sistema de negócios, até então, eficiente, que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao logo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado. Para muitos, esse sistema é uma forma de replicar ou clonar um negócio de sucesso, onde as palavras chaves são padronização e processos.

Segundo André Matos, CEO da empresa Enfoque Negócios, muitos empreendedores se deparam com esse cenário: Vou abrir um negócio, abro por conta própria ou compro uma franquia?

André Matos, explica que ao escolher a primeira opção, o empreendedor terá um longo caminho a percorrer. Escolher um nome atrativo e sugestivo, uma boa logo, estudar a cor, criar um site, uma identidade visual, buscar fornecedores, criar processos de atendimento, correr atrás de sistema, isso é muito mais.

Todo empreendedor, pode recorrer também a órgãos competentes, como o Sebrae, para auxiliar neste processo. Não quer dizer que o negócio não dará certo. Contudo, o tempo e esforços para que isso aconteça é maior. O empreendedor “baterá cabeça”, invariavelmente terá que errar mais – até encontrar a forma ideal. Segundo pesquisas, o percentual de mortalidade dos negócios ao final do primeiro ano é de 23% entre pequenos negócios.

Agora, se você escolher empreender através da aquisição de franquias, na teoria terá acesso a um negócio que já passou pelo processo de maturação. O franqueador já desprendeu de tempo, esforços e dinheiro para encontrar o modelo ideal do negócio. O empreendedor terá a receita pronta, terá apenas que seguir os passos e claro, colocar em prática as diretrizes. A pesquisa aponta ainda que o porcentual de mortalidade no segmento de franquias é de apenas 3%.

Porque na teoria? Porque, há uma certa banalização do setor. Muitos aventureiros que constituem apenas uma ideia, não testam o modelo e mesmo assim replica no formato de franquia. Por esta razão, se faz necessário uma ampla análise na hora de escolher a marca a qual investir.

A empresa Enfoque Negócios, é especialista em expansão de franquias. André Matos, explica que após profunda análise, posicionou a empresa para facilitar o processo de aquisição de franquia, de forma objetiva, transparente e humana.

Matos, listou alguns dos cuidados na hora de tomar a decisão:

Busque o histórico da marca, se ela possui uma unidade piloto, onde testou exaustivamente os processos, converse com franqueados da marca – busque informações sobre o suporte e sobre o mercado, importante ouvir no mínimo três e assim tirar suas conclusões. Além disso, é de suma importância analisar o plano de negócios – entender os investimentos a realizar, os custos da operação, bem como a geração de receita, entendendo assim se o negócio está dentro das suas possibilidades. Por fim, todo candidato a franqueado deve ter acesso a Circular de Oferta de Franquia (COF), instrumento onde terá acessos a informações amplas sobre o negócio, entender os direitos e deveres das partes, ao balanço patrimonial, relação de franqueados, copia do contrato de franquia e outras informações. Afinal de contas, essa tomada de decisão não pode ser realizada por impulso. E para dar essa tranquilidade, o empreendedor tem o prazo de 10 dias para realizar a leitura e somente após esse prazo tomar a decisão de aquisição da franquia, ressalta.

Resumindo, a palavra de ordem é alinhar as expectativas. Pois o acordo será de parceria comercial, as responsabilidades são compartilhadas – 50% para cada. Então, o negócio só será de sucesso se as partes envolvidas estiverem alinhadas.



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