RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2018 - Horário 8:28

Prêmio Fazenda Sustentável — uma oportunidade de ganhar visibilidade. Veja com Flavio Maluf
Empreendedores / Hoje em dia, cada vez mais, a sociedade — o que inclui os consumidores — está atenta a questões ambientais e a práticas sustentáveis. Bem por isso, marcas e empresas que demonstram esse tipo de preocupação "ganham pontos" no mercado. Ou seja, além de positivo para o meio ambiente, levantar essa bandeira — com seriedade e responsabilidade, é claro — também é marketing. Não são poucas, porém, as formas de ter um negócio ecologicamente responsável, não são poucas, também, as maneiras de demonstrar isso, inclusive no agronegócio. Até o próximo dia 20 de julho, por exemplo, estão abertas as inscrições para o prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela revista Globo Rural. Quem fala mais sobre o assunto é o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

Com a crescente tendência por sustentabilidade, o desafio dos produtores rurais não é fácil — é preciso buscar técnicas inovadoras e eficientes para que seja possível produzir cada vez mais de uma forma cada vez menos prejudicial à natureza. E a intenção da Globo Rural é, justamente, destacar iniciativas relacionadas a isso. O prêmio Fazenda Sustentável, criado em 2014, e que está em sua 5º edição este ano, dá visibilidade aos negócios que promovem ações para garantir a produção com baixo impacto ambiental e, ainda, conseguem gerar lucro.

Feito para produtores de todas as culturas — seja produção agrícola, criação de animais ou exploração sustentável de florestas — bem como de todo o Brasil, o prêmio é dividido em duas etapas, ressalta Flavio Maluf. Na primeira, que vai até o próximo dia 20 de julho, os interessados a submeter suas propriedades devem clicar aqui e preencher os formulários de inscrição, nos quais perguntas sobre sustentabilidade terão de ser respondidas.

Depois de encerrada essa fase, 25 fazendas serão selecionadas para participar da segunda etapa e, ao final, serão definidos cinco finalistas, através de uma nova avaliação. Estas receberão visitas dos analistas da Globo Rural. O executivo Flavio Maluf reporta que as propriedades que apresentarem a melhor performance em sustentabilidade serão, então, selecionadas por uma comissão julgadora que terá a missão de escolher três fazendas. Por fim, a vencedora será anunciada no mês de dezembro, durante uma cerimônia de premiação em São Paulo (SP).

O prêmio Fazenda Sustentável é patrocinado pela Ford Raça Forte e Sices Agro, e tem metodologia desenvolvida em parceria com o banco holandês Rabobank e a Fundação Espaço Eco. "Ao longo dos últimos anos, o Fazenda Sustentável se tornou um dos principais reconhecimentos dados a produtores atentos a técnicas inovadoras que beneficiam a produção, o meio ambiente e a sociedade. Desde a primeira edição, em 2014, mais de 250 propriedades de diversas culturas e tamanhos se inscreveram", destacou o portal da Globo Rural, em reportagem do dia 7 de junho.

"Além da visibilidade, a premiação também traz novas oportunidades aos produtores. No ano passado, a vencedora foi a pedagoga Tábata Stock, de Santa Maria do Oeste (PR). Ela conta que, depois do prêmio, elaborou uma técnica de "coaching rural" para orientar outros produtores a produzir com sustentabilidade", acrescentou a matéria.

A 4ª edição do Fazenda Sustentável, a de 2017, recebeu 47 inscrições de propriedades rurais de todo o país, e teve como principal critério de avaliação o uso múltiplo da terra, a partir das boas práticas agropecuárias e eficiência no uso de recursos, salienta Flavio Maluf. A Fazenda campeã do ano passado, a de Santa Maria do Oeste, chama-se Rio do Pedro e trabalha com agricultura — soja e milho — e com pecuária, com a criação de gado. Ainda como atividade complementar, a propriedade também possui área de florestas plantadas — Pinus.

Em segundo lugar na 4º edição, ficou a Fazenda Don Aro, de Machadinho D"Oeste, em Rondônia, que integra produção de grãos, criação de bovinos e floresta para cobertura vegetal. E, na terceira posição, entre as fazendas mais sustentáveis do Brasil conforme a Globo Rural, ficou o Sítio Yassuda, do município de Lins, em São Paulo — que possui área preservada e trabalha com a produtividade dos campos de frutas e hortaliças.

Quem é Flavio Maluf?

Nascido no dia 2 de dezembro de 1961, Flavio Maluf é um empresário paulista formado em engenharia mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na cidade de São Paulo. Durante um ano de sua vida, ele morou, ainda, no exterior para trabalhar e estudar administração na Universidade de Nova York (NYU).

Em 1987, o executivo início sua carreira profissional — isso quando começou a atuar na área de trade do Grupo Eucatex. Em seguida, foi para a área industrial — e lá permaneceu até o ano de 1992, época em que seu tio, que era o presidente da Eucatex na ocasião, chamou-o para integrar o quadro de executivos da empresa.

Em 1997 Flavio Maluf assumiu a presidência da companhia, uma indústria brasileira que produz painéis de MDP, MDF e Fibra de madeira, processo úmido para indústria moveleira e de revenda para o setor de móveis e produtos para construção civil como tintas decorativas, portas, painéis para divisórias de ambientes e pisos laminados.

Website: https://flaviomalufoficial.com
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.