RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2018 - Horário 18:35

Como as agências de comunicação devem se preparar para as principais mudanças no mercado
Propaganda e Marketing / Pensar no mercado publicitário sem levar em conta todas as mudanças e inovações que o acompanham é uma tarefa quase impossível.

Afinal de contas, estamos falando de um setor um tanto quanto volátil no que diz respeito às transições no comportamento do consumidor. Comportamento que, não por acaso, é um reflexo da evolução tecnológica e do aperfeiçoamento da comunicação ao longo dos anos.

O resultado de toda essa efervescência se manifesta amplamente no desempenho das agências e na relação com seus clientes. Lidar com esse cenário requer, acima de tudo, muito estudo e dedicação por parte dos gestores que, ao mesmo tempo que buscam um aprimoramento nos serviços de suas atuais contas, desejam fisgar novos clientes através de portfólios ricos e bem estruturados.

O atual contexto das agências frente às mudanças do mercado

Não é de hoje que empresas verdadeiramente preocupadas em gerar soluções para os clientes lançam mão de práticas inovadoras para a atração de novos consumidores e fidelização dos atuais. Considerando que 44,7% das agências têm como maior dificuldade a conquista de novos clientes, não é difícil imaginar o motivo pelo qual cada vez mais empresas de comunicação apostam em estratégias focadas na satisfação dos clientes. Muitas, inclusive, passam a investir cada vez mais em serviços de consultoria de branding e de posicionamento estratégico, prototipagem de produtos e sobretudo em estratégias digitais, que incluem ações de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.

A busca por uma gestão cada vez mais efetiva

Como pano de fundo para o contexto de agências com foco em Marketing Digital, temos líderes muito mais motivados a reescreverem a história do mercado publicitário brasileiro pautados em melhores práticas de gestão, eliminando processos burocráticos através de automação de processos na agência. Hoje, cerca de 64% das agências de comunicação brasileiras utilizam sistemas que integram todos os departamentos simultaneamente.

Quando se fala em um novo modelo de agências, não significa deixar de lado ações consideradas tradicionais apenas para se adequar ao meio. Até porque nem sempre o que funciona para determinada conta pode funcionar para as demais.
É necessário, portanto, avaliar se a equipe possui as habilidades necessárias para executar o trabalho, se é preciso capacitá-la e até se é o caso de contratar novos funcionários.

Além disso, é fundamental levar em consideração a organização e o fluxo de trabalho da agência, pois qualquer desalinhamento entre os colaboradores e seus setores pode colocar em risco a qualidade das entregas aos clientes.
É recomendado que um colaborador esteja focado em determinadas ações ao invés de acumular várias tarefas, e principalmente, que ele entenda até onde vão suas responsabilidades e quando se inicia as tarefas de outros departamentos.

O que fazer para aprimorar os serviços?

Revisitar personas

Se uma agência oferece serviços de marketing de conteúdo, certamente a persona já é uma velha conhecida da rotina de trabalho. Diferente do público-alvo, a persona proporciona maior assertividade na produção de conteúdos, na escolha de palavras-chave adequadas, e na definição de um padrão para envio de email marketing.
Logicamente, criar personas a partir de palpites e achismos não é a opção mais viável se o objetivo é garantir que quem está do outro lado se identifique com o conteúdo.

É preciso muita pesquisa, entrevistas e uma coleta de dados minuciosa. Considerando que uma estratégia de marketing passa por mudanças a todo momento é compreensível que a concepção de cliente ideal também evolua. Nesse sentido, é importante revisitar a persona para realizar as mudanças cabíveis.

Mapear processos

Mapear todos os processos realizados na agência permite visualizar como as sequências de trabalho estão construídas. Descrevendo, de forma detalhada, cada caminho que um job percorre - desde a sua chegada na agência até a entrega aos clientes, fica fácil enxergar possíveis falhas e problemas na comunicação da equipe.

Automatizar processos

Se o objetivo é ter acesso a toda a documentação relacionadas às atividades, é imprescindível otimizar distribuição de tarefas, e melhorar o controle dos jobs. Com sistema desenvolvidos especificamente para gerenciar as ações de agências de comunicação, todo esse processo é executado com mais agilidade e precisão.

Capacitar a equipe

Investir em capacitação é um passo importante para diminuir a rotatividade e mostrar que a agência se preocupa com o crescimento profissional dos funcionários.
Além disso, as chances de proporcionar serviços mais eficientes são grandes. Uma forma barata e eficaz de gerar qualificação são as certificações e cursos online. Recurso que além de enriquecer a bagagem dos colaboradores, também podem ser utilizados em processos seletivos.

Outra maneira interessante de melhorar a performance da equipe é participando de eventos relacionados ao mercado publicitário e de marketing. Normalmente, tais eventos contam a participação de grandes profissionais e referências no mercado, o que por si só já é um bom motivo para ouvir o que essas pessoas têm a dizer e colocar as ações em prática posteriormente.

Mensurar os resultados

Por mais que a mensuração de resultados seja vista como uma ação para fazer depois que as estratégias foram colocadas em prática, o ideal é que essas análises sejam realizadas antes, durante e depois da implantação das mesmas. Só assim é possível deixar claro para o cliente se o planejamento está gerando bons resultados. Isso demonstra transparência e preocupação da agência com os seus resultados.

Existem opções no mercado que facilitam esse trabalho a partir de dados confiáveis e de forma automatizada. É possível, entre outras funcionalidades, ter acesso a relatórios de jobs da agência em um determinado período de tempo, categorizando por cliente, pelo auxiliar de atendimento, pelo status, pela prioridade ou pelo Fee Mensal. Veja como mensurar os resultados através de um sistema de gestão específico para agências de comunicação com um software de gestão.

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