RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2018 - Horário 11:11

Cresce a procura por intercâmbios de negócios, mesmo com a alta do dólar
Tecnologia /

A expressão “intercâmbio” sempre esteve associada a viagens realizadas por jovens em busca de um novo idioma, ou por universitários desejando uma experiência internacional. Porém a realidade está mudando. Isto porque, embora ainda seja muito comum o intercâmbio de jovens, pesquisas revelam que a procura por este tipo de viagem para desenvolvimento de carreira tem se tornado cada dia mais comum.

Em operadoras de turismo que atuam no Brasil, a procura por cursos de intercâmbio voltados para executivos aumentou cerca de 40% em 2017, sem reflexos da crise, de acordo com a Brasil Exchange. O crescimento foi alavancado por profissionais que decidiram investir na carreira por meio de programas de educação internacional e também por empresas que optaram por enviar seus executivos para se adequarem às melhores práticas globais de mercado. E para 2018 a tendência se mantém.

Os países mais procurados são Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, tanto pelo grande número de universidades de ponta na área de negócios que eles possuem quanto por também oferecerem a possibilidade de desenvolver o inglês, que ainda é a língua mais utilizada no comércio internacional. Os preços ficam entre R$ 3.000,00, para cursos de curta duração e chegam até R$ 30.000,00 para cursos mais longos, em universidades de ponta e que oferecem um certificado. O preço um pouco mais caro é justificado por se tratar de um investimento no desenvolvimento da carreira ou da empresa.

Entre os assuntos que geralmente são abordados em cursos do tipo estão gestão de empresas, inovação, modelos de negócios, ferramentas de empreendedorismo, métodos ágeis, práticas de financiamento por meio de capital de risco, design thinking e técnicas de vendas, além do inglês voltado para negócios.

A Fumsoft, instituição sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte, é uma das que oferece um pacote voltado para este público. Seu Programa de Inovação e Empreendedorismo, uma colaboração firmada com o Centro de Desenvolvimento Profissional da Universidade de Stanford (SCPD), já está em sua 3ª edição e nos últimos anos levou cerca de 100 empresários e empreendedores de 50 empresas diferentes para o Vale do Silício, na Califórnia. O programa é o único do gênero oferecido para a América Latina (e um dos 4 no mundo).

Ele é composto por três módulos: o primeiro é online e terá foco na parte conceitual e no desenvolvimento do projeto empresarial. O segundo, presencial, tem como característica o coaching do projeto desenvolvido, permitindo que os participantes obtenham um feedback direto do corpo docente de Stanford e de empresários do Vale do Silício. Por fim, o terceiro módulo consiste em um curso opcional voltado para a área de vendas na Universidade de Berkeley.

O diretor de empreendedorismo da Fumsoft e coordenador do programa, Wilson Caldeira, afirma que “mesmo com o alto grau de satisfação alcançado, por parte de todos os participantes anteriores, ficamos atentos aos feedbacks, incorporamos novidades e estamos entregando um programa que cada vez mais, contribui para aumentar o nível de competitividade global das empresas brasileiras de base tecnológica”.

Um grande diferencial desse tipo de programa voltado para empresários é o networking qualificado. A troca com profissionais de outras empresas traz oportunidades de negócios futuros, inspira novas ideias, expande o conhecimento e também serve para compartilhar informações. Muitas empresas voltam da experiência com parcerias firmadas ou mesmo com novos mentores e investidores.

Os interessados em levar representantes de sua empresa, startup, ou ideia de negócio, podem se inscrever aqui; outras informações são obtidas pelo telefone (31) 3194-7663.



Website: https://conteudo.fumsoft.org.br/programa-de-stanford-pagina-oficial
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.