RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2018 - Horário 15:11

O propósito de educação que influencia o setor automotivo
Negócio / Em sua fala anual aos CEOs, Larry Fink, fundador da BlackRock, uma gigante americana que há quase 30 anos realiza a gestão de ativos no mundo, alerta que a sociedade cobra hoje das empresas, que as mesmas tenham, acima de tudo: Propósito Social; ou seja, devem ir além da entrega de bons resultados financeiros; devem mostrar seu impacto positivo para a sociedade, sendo este último um dos principais, senão o principal fator que sustentará a perpetuação da empresa.

Este Propósito chega para busca atender às demandas da sociedade e deixar de criar valor apenas para uma ou outra pessoa. A busca por este Propósito está desencadeando uma série de mudanças nas empresas e promete ser uma longa jornada.

Fink diz que atualmente, cada vez mais pessoas avaliam as empresas com base em como se relacionam com seus clientes, colaboradores, fornecedores, a comunidade que compõe o seu entorno e elas, as empresas, devem informar de forma transparente quais são suas estratégias de crescimento sustentável para o futuro.
Estudos da consultoria Ernest Young apontam que após entrevistarem 1470 líderes, 40% ainda buscam sua definição de Propósito e apenas 10% consideram o conceito totalmente inserido em suas rotinas de negócio. Buscá-lo é uma tarefa árdua, que implica em algumas fases e envolve a todos: colaboradores, clientes e fornecedores. Definido o objetivo é preciso aplicá-lo na prática. Ele vai nortear todas as ações de mudanças e melhorias. Depois é necessário fazer um acompanhamento constante, buscar feedback, criar um indicador para medir o progresso das intervenções e, as ações de mudança devem ser aceleradas para garantir a aderência.

A Franquia Escola do Mecânico já nasceu com seu Propósito definido: "Transformar Vidas Através da Educação". A empresária Sandra Nalli, conhece bem o mercado automotivo e quando constatou que haviam muitos adolescentes apaixonados por mexer em carros e motos, mas não tinham como realizar um curso profissionalizante, começou a passar seu conhecimento a jovens carentes, realizando assim sua capacitação para inserção no mercado de trabalho.

Há sete anos a Franquia Escola do Mecânico, trabalha para que a parte social caminhe junto com a material, a medida vem garantindo o crescimento sustentável do negócio. Parcerias firmadas com empresas que respeitam o meio ambiente e a coleta de resíduos sólidos por empresa certificada impactam positivamente.
Capacitar profissionais, formar e colocar jovens, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho é um processo árduo, uma conquista diária. Uma das ferramentas criadas foi o Projeto Emprega Mecânico, um diferencial no mundo automotivo. Ele auxilia o aluno na colocação e recolocação profissional e também as empresas na busca pelo candidato ideal. Com vários parceiros no setor como concessionárias e indústrias automotivas, que buscam funcionários em nossa base de alunos, a Escola do Mecânico criou uma ferramenta única, gratuita e exclusiva para ser o elo de ligação entre o aluno e a empresa contratante: o App Emprega Mecânico.

Para Larry as empresas devem organizar suas estratégias de longo prazo, mas ela não deve ser imutável. É um processo constante, vai enfrentar desafios, mas deve-se balancear o objetivo de ter um desempenho financeiro sustentável e o impacto econômico e social causado. Aos sete anos a estratégia da Franquia Escola do Mecânico vem sendo aprimorada, até o final de 2018 devemos chegar a 50 unidades; todas operando com a balança equilibrada trazendo lucros para os franqueados e promovendo um impacto social muito positivo.

O movimento está em andamento, em jogo conseguir colocar o conceito na prática diária. O balanço das companhias com propósito claro e definido mostrou crescimento, aumento de faturamento e funcionários mais engajados e satisfeitos. Hoje qual o papel da sua empresa na comunidade?


Website: http://www.escoladomecanico.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.