RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 7 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 9:45

Marketing tradicional – por que ele continua importante?
Negócio / O acesso à internet é uma constante na vida de boa parte da população, permitindo que uma quantidade imensa de informações, notícias e mídias fiquem disponíveis a um público cada vez maior. Essa realidade criou novas formas de comunicação e afetou diretamente a publicidade, alterando a forma como a propaganda e o marketing precisam ser pensados e a maneira precisa se desenvolver para atingir seu público-alvo.

Atualmente, o Brasil já ultrapassa a marca de um smartphone ativo por habitante, de acordo com dados da 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), que registrou mais de 220 milhões de aparelhos conectados no país. Isso significa que praticamente toda a população entre em contato diariamente com propagandas e marcas de todos os tipos, em um verdadeiro bombardeio publicitário diante de seus olhos.

Nesse contexto, correspondências e materiais físicos adquirem um novo significado perante os consumidores. Se, há alguns anos, receber um e-mail era algo novo e "especial" quando comparado com uma carta tradicional, a mesma postura se aplica hoje para uma correspondência física. A inversão dos papéis fez com que o marketing tradicional se movesse de um aspecto obsoleto, como poderia ser encarado nos anos 2000, para uma posição de destaque em ações e campanhas publicitárias.

Para Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi , o marketing tradicional também é influenciado pela tecnologia, que aumentou muito as possibilidades de criar peças atrativas com bastante facilidade. "Trabalhamos com o modelo web to print, que basicamente oferece diversos layouts personalizáveis aos clientes e permite que eles desenvolvam diversos materiais rapidamente e com um resultado bastante interessante", aponta a empresária.

Um exemplo desse deslocamento pode ser visto com o uso de cartões de visitas . Com a popularização dos celulares e a possibilidade de agendar ali todos os contatos necessários, apresentar-se com um papel físico chegou a ser um comportamento questionado por muitos como ultrapassado. Contudo, atualmente, cartões de visitas bem diagramados, com layout atrativo e impressões sofisticadas saltam aos olhos de clientes e parceiros em situações variadas justamente por demonstrarem preocupação com detalhes, atenção e cuidado com os novos conhecidos.

Preocupação com o cliente

Assim como em toda campanha de marketing, o foco precisa ser sempre os clientes, sejam eles já identificáveis ou em potencial. No caso de campanhas tradicionais, a primeira coisa a considerar é a abertura oferecida para isso. Realizar um cadastro com o campo de autorização de envio de correspondência ou mesmo com a opção de colocar um endereço residencial além do eletrônico são boas formas de trabalhar bem com brechas sutis.

Uma prática muito interessante é o envio de convites e cartões comemorativos. No caso de convites, a atenção dispensada com o indivíduo é bem maior do que a que recebe quando há o convite por redes sociais, por exemplo. Uma ação não dispensa a outra, obviamente, mas complementa-se de forma adequada para demonstrar que o cliente ou parceiro é lembrado pela empresa de todas as formas possíveis. Cartões de aniversário também são interessantes e o mesmo vale para datas como Natal e Réveillon. A impressão de cartões-postais pode atender a todas essas demandas.

Caso considere esse tipo de ação um pouco invasiva para seu público, a empresa pode ainda incorporar o material gráfico em momentos oportunos, como a própria compra ou prestação de serviço. Se acha um flyer desnecessário, a empresa pode desenvolver um cartão-fidelidade que incentive os clientes a voltarem ou mesmo uma peça mais criativa, como um envelope personalizado ou marca-páginas .

Para as empresas que planejam ideias mais ousadas, a dica é considerar sempre o escopo de atividade desenvolvida e aplicá-la ao planejamento de marketing, considerando o uso de peças gráficas bem desenvolvidas, como itens essenciais do tratamento ao cliente.

Saiba mais

A Gráfica Eskenazi possui mais de 60 anos de tradição no mercado brasileiro e passou por uma reformulação de escopo nos últimos anos para atender melhor aos seus clientes no contexto atual. Com atividade 100% online e com modelos personalizáveis, a gráfica oferece a possibilidade de criar impressos de alta qualidade sem que os clientes tenham um custo a mais por isso e sem precisar sair de casa. Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos, acesse o site: www.lojagraficaeskenazi.com.br.


Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br
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