RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 11:25

Hambúrgueres artesanais estão em alta no mercado de gastronomia
Negócio /

Que o hambúrguer é uma das comidas preferidas do povo brasileiro, ninguém tem dúvidas. De todos os tipos e sabores, o sanduíche é versátil e movimenta um mercado crescente e lucrativo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado de hambúrgueres está em ascensão em todo o país. Para se ter uma ideia, em 2017, só no ramo de franquias foram movimentados quase R$ 700 milhões.

Um exemplo disso é a marca 389 Bruger, que nasceu no Distrito Federal, e com apenas dois anos de funcionamento inicia o processo de franqueamento. A loja especializada em hambúrgueres artesanais, inicia o segundo semestre de 2018 colhendo frutos de um intenso trabalho. A marca já possui três lojas localizadas em Planaltina, Sobradinho e Formosa. Com produção e criações próprias, o conceito e os sabores conquistaram o paladar dos clientes e foi então que surgiu a ideia de franquear.“Após muitos interessados nos procurarem, vimos essa necessidade. Nosso crescimento tem dado muita segurança para desenvolvermos o projeto. Preparamos todo um planejamento, manuais de produção e montagem, e claro a logística de distribuição para que o projeto possa ser expandido pelo Brasil. Já temos um setor de publicidade estruturado, além de uma central de delivery”, explica um dos sócios proprietários, José Wilson.

Já existem 2 unidades vendidas e negociações para novas unidades em Taguatinga, Ceilândia e Planaltina -GO,a ideia é que até o final desse ano dez operações estejam funcionando. Segundo Wilson, a procura para levar a marca para outros lugares começou no final de 2017, com a abertura da terceira unidade, em Formosa GO. No início de 2018, eles iniciaram o processo de planejamento para lançar a franquia, foram meses de trabalho para que todos os passos fossem cumpridos e finalizados. E foi então em maio de 2018, que o destino resolveu dar uma guinada nessa história e fortalecer a ideia.

Em uma ação criativa e bem-sucedida nas mídias sociais, durante a greve dos caminhoneiros, a marca ganhou visibilidade nacional. A ação, apelidada de “cavaloboy”, foi ideia de um dos sócios da unidade de Planaltina, a ideia era mostrar que independente do que acontecesse, os produtos do 389 chegariam até você. A escolha pelos cavalos foi bem natural, pois a cidade é bem conhecida pelas tradicionais cavalgadas. A repercussão foi imediata e rendeu matérias no Brasil inteiro, o que aumentou, consideravelmente, tanto o movimento nas lojas quanto a procura por interessados em franquear a marca. Mas em meio a todo o sucesso há muita cautela. “A escolha dos franqueados está sendo feita com muito cuidado, tudo seguindo os parâmetros necessários para nos tornamos uma das melhores casas do ramo no Brasil”, finaliza ele.

Padrão de qualidade

Um dos grandes desafios de qualquer franquia é manter o padrão em todas lojas, desde a estrutura até o menu. Com um cardápio todo desenvolvido pelo experiente chef Aquiles França, os hambúrgueres têm receitas exclusivas, com produção diária e 100% livres de conservantes, com opções de sanduíches e outros pratos. Os vegetais são orgânicos, frescos e selecionados, sem agrotóxicos. E isso será implantado em toda a rede.

“Possuímos um manual de produção e montagem, o que facilita seguir o padrão da marca. O objetivo é que um cliente que lanche na nossa matriz, tenha o mesmo atendimento e satisfação em uma loja recém montada”, explica Wilson. Além disso, o 389 Burger possui dois modelos de atendimento, em balcão ou em mesa, o que possibilita que as novas unidades consigam seguir o padrão, desde a estrutura até o dia a dia. “Para nós, é muito importante que mantenham a qualidade e conforto aos clientes”, ressalta.

O investimento no projeto de franquias já foi de R$ 600 mil, até o momento, mas a expectativa é que sejam investidos mais R$ 100mil, ainda esse ano ampliação da fábrica e logística para confecção e distribuição dos sanduíches. E para quem tem interesse em saber como funciona o processo, Wilson explica. “Os interessados respondem a um questionário, avaliado por uma equipe especializada, que vai traçar o perfil, além de analisar a localização onde será aberta a nova franquia. Estando de tudo de acordo com os requisitos, inicia-se o processo de instalação”, finaliza.

Serviço:

Escritório (61) 3968.2116 

 

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.