RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 10:48

Turismo de experiência: tendência na hotelaria para atrair reservas diretas
Negócio / O que você acha de participar da vindima (colheita das uvas) na Serra Gaúcha nas suas férias? Ou ainda aprender e fazer doce de leite em Minas Gerais, ou participar de um workshop de ciclogravura (arte de criar ilustrações com areia em garrafas de vidro) no Ceará? Você ainda pode, em um feriadão, saborear o cardápio da família real brasileira em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Achou atrativo? Pois essas atividades fazem parte do Turismo de Experiência regional e são oferecidas por agências, hotéis e pousadas para atrair mais os novos viajantes para seu destino!

O NOVO VIAJANTE E AS EXPERIÊNCIAS
"Não há dúvidas de que o perfil do viajante mudou bastante desde a popularização da web a partir dos anos 2000. Hoje o novo turista está 100% conectado e não quer conhecer superficialmente um destino. Ele quer sentir, saborear, ver, experimentar e se envolver com a cultura e as tradições locais", explica Thaisy Sluszz, diretora de marketing da HotelariaWeb, .

Segundo um estudo do Ministério do Turismo e do Sebrae (2015), a maior parte dos turistas que buscam experiências tem idade entre 35 e 50 anos e pertencem às classes A e B. Mas isso não significa que o turismo de experiência esteja ao alcance apenas daqueles viajantes com maior poder aquisitivo. Há atividades e passeios para todos os bolsos e estilos.

Saber aproveitar as vantagens e destaques da sua região é uma excelente pedida para mostrar ao futuro hóspede que o hotel oferece a ele mais que uma acomodação, que quer ajudá-lo a extrair o máximo possível da viagem e da estadia para que ele leve memórias inesquecíveis do seu destino com aquela vontade de querer voltar sempre.

Hoje há uma enorme produção de conteúdos disponíveis em portais, blogs e sites dispostos a ajudar o turista, não só a escolher o destino e o roteiro, como também a planejar cada mínimo detalhe da viagem, incluindo as suas vivências! E é aí que entra a importância do hotel também divulgar e oferecer as experiências em pacotes, como forma de atrair o novo viajante para reservar direto com o estabelecimento.

"Agregar valor à diária com experiências se tornou uma ótima forma de atrair viajantes para reservas diretas. A possibilidade de adicionar passeios ou atividades em um mesmo pacote facilita muito para o viajante (geralmente com tempo curto para procurar e elaborar roteiros entre tantas opções). Então, ele fica mais disposto a pagar um pouco mais (de 10 a 50% segundo dados do Ministério do Turismo ) pela segurança e pela possibilidade de vivenciar momentos únicos garantidos já na reserva com o hotel", explica Thaisy.

O TURISMO DE EXPERIÊNCIA NA HOTELARIA: TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR
O conceito das experiências já é conhecido e amplamente utilizado na Europa há muitos anos. Em Portugal, por exemplo, os hóspedes podem aprender a preparar azeite de oliva, e na Itália há a tradicional caça as trufas brancas na floresta. Outros países da América Latina foram pioneiros na implantação da estratégia, como o Peru com as miniaulas de preparo de ceviche e pisco - o prato e a bebida típicos local, ou o México com o tour temático pela produção de tequila.

No Brasil, o projeto pioneiro foi junto às vinícolas da Serra Gaúcha em 2006. Com os ótimos resultados, outras regiões aderiram, como Bonito, Belém, a Costa do Descobrimento na Bahia e Petrópolis.

E, com toda a necessidade de se diferenciar para conquistar hóspedes, principalmente na baixa temporada, em um mercado sempre competitivo, os hotéis e pousadas independentes estão investindo pesado no turismo de experiência. Ou ao menos deveriam.

As atividades ofertadas são desde as mais simples, como um walking tour temático pela cidade, até as mais elaboradas, como workshop de produção de queijos, por exemplo, sempre aproveitando o que a região tem de melhor, mais tradicional e único.

Passeios temáticos de acordo com as características regionais do destino estão em alta, como visitas a vinícolas, cervejarias, sítios históricos e locações famosas de filmes, tudo vivenciando as experiências com degustações, encenações e guias orientadores.

Quem conhece bem a área onde está atuando também pode oferecer diversas outras experiências em parceria com escolas, agências, restaurantes, guias turísticos, instrutores, sítios e fábricas. São tendência as miniaulas de esportes da região (como sandboard nas dunas, por exemplo), de culinária típica, de artesanato, de fabricação caseira de alimentos, além das visitas a projetos sociais, trilhas pela natureza, imersões gastronômicas com degustação e sessões de foto em cenários renomados do destino - esse com direito com vestimentas tradicionais ou de cinema!

AS EXPERIÊNCIAS E AS RESERVAS DIRETAS
Saber usar as forças locais para atrair o hóspede não é difícil, basta conhecer bem a região, firmar parcerias sólidas e identificar os maiores desejos e anseios do hóspede durante o período da estadia. E o turismo de experiência é a soma de tudo que torna uma viagem especial.

Thaisy reforça que o empresário do setor hoteleiro que sabe utilizar estratégias de marketing está saindo na frente na hora de conquistar mais reservas diretas. "O viajante ao encontrar a divulgação de uma atividade que ele quer muito participar, irá visitar o site do hotel e é esse o momento de garantir a reserva direta. Assim, oferecer uma experiência desejada inclusa em um pacote promocional faz com o que visitante acelere a tomada de decisão em efetuar a reserva", finaliza.

Quem aprende a usar o que há de melhor no destino para atrair o turista e garantir as férias dos sonhos está também investindo no próprio sucesso ao pensar de forma inovadora e se distanciar da maioria tradicional. Em um mercado tão disputado, qualquer detalhe faz a diferença no final e o turismo de experiência gera boas lembranças para todos, com retorno garantido!

Website: https://hotelariaweb.com/turismo-de-experiencia-tendencia-na-hotelaria/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.