RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 13:28

O desafio da Disrupção: nossas empresas estão preparadas para a quarta Revolução Industrial?
Negócio / O processo disruptivo sempre existiu e empresas de todos os portes, a todo o momento, precisam buscar novas tecnologias, mercados e processos para continuarem existindo, mantendo seu crescimento e lucratividade. No entanto, no momento atual, esse ciclo é cada vez mais rápido. As rápidas transformações por que passa o mundo, levam à queda das gigantes e desestabilizam mercados tradicionais. Hoje, a cada dia, é gerado um volume de informações superior ao que a humanidade produziu do seu início até 2003.

Neste novo mundo a questão-chave é saber como usar os dados para entender ao consumidor. Segundo estudo da MOVE UP, apenas 2% das indústrias brasileiras adotam as tecnologias características da revolução digital. "São muitas as variáveis e ciências para entender o comportamento do mercado e se antecipar a estas mudanças e quase todas elas estão relacionadas à desintermediação questionada sobre vários aspectos. Ela vai gerar realocação de mão de obra, novas profissões e uma série de mudanças para entregar às pessoas o que elas querem consumir com uma oferta melhor que satisfaça a sua necessidade sem que se mantenha o caráter convencional. Não vejo nenhum setor que vá ficar fora disso", ressalta Ricardo Henriques, presidente da Exceler e um dos curadores da MOVE UP.

A disrupção no mercado de capitais é tema de capa da Revista RI deste mês, que já pode ser conferida em sua versão digital no site: www.revistaRI.com.br.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.