RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 12:42

As fintechs não querem só emprestar, querem evitar que as empresas precisem disto
Negócio /

As fintechs ganham força a cada dia por conta de uma lacuna de atendimento deixada pelos Bancos tradicionais, notadamente junto as pequenas e médias empresas. Em pesquisa recente realizada pela FIESP, 28.5% das empresas associadas já buscaram crédito em instituições financeiras alternativas, sendo que em 56.1% dos casos para a busca de capital de giro. Operações deste tipo tem obtido taxas entre 5% a 30% mais baixas que as linhas convencionais, além do que os Bancos, mesmo os médios, tem reduzido de 15% a 33% seu estoque de crédito para as PMEs nos últimos dois anos.

Mais ágeis, criativas e eficientes, as fintechs procuram se diferenciar no modelo de atendimento e na forma de engajamento dos clientes, oferecendo uma disponibilidade de contato que os principais players financeiros não estavam mais entregando ao mercado. Isto faz com que já haja mais de 380 empresas deste tipo no mercado, representando 0.3% das operações de um total de R$3.6 bilhões de crédito ativo no país em fevereiro. É um número ainda modesto, mas está em rápido crescimento.

Contudo, da mesma forma que os demais agentes financeiros, as fintechs se remuneram principalmente por conta de demandas de capital dos clientes, oferecendo linhas financeiras já bem conhecidas, como antecipação de recebíveis, empréstimos e financiamentos. Diferenciando-se disto, a Agência Nota Registrada, que se auto intitula uma supertech, apesar de incluir em seus serviços também tais ofertas de capital junto a Bancos, FDICs e até mesmo junto a outras fintechs, tem como principal missão manter o seu assinante dentro de níveis de eficiência financeira que evitem ao máximo a necessidade da tomada de capital, mudando assim a lógica de atuação neste tipo de serviço. “Nenhum empresário investe seu tempo em uma empresa para viver a base de empréstimos bancários”, cita Carlos Alberto Santos, Diretor de Operações da Nota Registrada. “O papel da Nota Registrada é aumentar a agilidade dos processos, reduzir o atrito de informação entre as partes, e aumentar a visibilidade e assertividade no controle dos pagamentos entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Validando em tempo real mais de 1.200 informações comerciais, financeiras, tributárias e logísticas, os processos de liberação de pagamentos que costumeiramente levavam 21 dias passam agora a ser analisados em minutos, o que implica também na redução dos custos operacionais das partes”, complementa Carlos Alberto. Apoiando o gerenciamento de informações e processos, tanto dentro da empresa através de um Portal e do sincronismo com sistemas corporativos, quanto junto aos demais integrantes da cadeia de negócios através de integrações prontas com Bancos, Transportadoras, Bases Tributárias e Classificadoras de Risco e Cartórios, a Nota Registrada proporciona eficiência de caixa e ações preventivas visando minimizar atrasos e inadimplências.

Outro efeito positivo deste modelo de serviço está na capacidade da Nota Registrada em obter menores taxas de custo de crédito por conta da visibilidade, monitoramento contínuo e ações de cobrança sobre as programações da plataforma. “Na medida em que podemos informar a instituição financeira que um determinado título vem de uma operação plenamente reconhecida, e que não pesa sobre ele nenhuma manifestação que coloque em risco seu pagamento na data, esta segurança é convertida em taxas de desconto mais competitivas para nossos assinantes. Existem momentos onde, seja pelas condições do mercado, seja pelas iniciativas de crescimento e modernização da empresa, um capital extra se faz mesmo necessário na empresa”, afirma Carlos Alberto.

“A empresa conhece muito bem seu negócio, e sabe operar no mercado, contudo geralmente tem dificuldade em captar e reagir com agilidade a todas as ocorrências que surgem ao longo de um processo de faturamento que leva 35 dias em média. Nosso papel é o de um parceiro qualificado na resolução de problemas e busca dos melhores resultados financeiros para nossos assinantes”, finaliza Carlos Alberto. Conforme expresso no slogan da Nota Registrada, o objetivo da supertech é fazer com que múltiplas empresas tenham, de fato, uma mesma informação: a correta.

 

Agência Nota Registrada

Múltiplas empresas, uma mesma informação.

www.notaregistrada.com.br

 

 



Website: http://www.notaregistrada.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.